Casa Created with Sketch.

10 dicas para preparar a casa e receber a família e amigos

Dos convidados aos detalhes da decoração, saiba como planejar tudo para promover um encontro memorável.

revista-casa-claudia-dezembro-estilos-receber-01

 (/)

1. Tipo de encontro. O primeiro passo é definir as características do encontro que você deseja promover, pois isso guiará todo o planejamento. Afinal, um pequeno jantar entre amigos exige preparações bem distintas de um “Open house”, por exemplo. Avalie quantas pessoas irá convidar, que tipo de serviço irá oferecer e qual será o clima do encontro – se formal ou informal. 

2. Convidados. Ao escolher quem vai chamar, leve em consideração quantas pessoas o espaço da sua casa comporta. Um cálculo razoável é de até dois convidados por metro quadrado livre (isto é, descontada a área ocupada pelos móveis) do ambiente. Defina se cada um poderá trazer acompanhantes e deixe isso claro na hora de convidar. Lembre-se de realizar o convite com antecedência e peça, gentilmente, uma confirmação até poucos dias antes.

3. Limpeza. É importante reservar um dia ou algumas horas antes de receber os convidados para uma faxina mais detalhada da casa. No planejamento, lembre que precisará realizar uma nova limpeza ao final da festa.

4. Decoração. Em datas especiais, como Natal ou Réveillon, a decoração ajuda a entrar no clima da celebração. Mas não é preciso fazer nenhuma mudança drástica: algumas velas, uma toalha de mesa nova ou uma guirlanda na porta darão o toque necessário.  Se houver crianças entre os convidados, tome o cuidado de deixar objetos frágeis e quebráveis fora de alcance.

5. Mesa. Em jantares mais formais, garanta que todos os convidados tenham um lugar confortável à mesa. Comece checando a quantidade de louças e talheres que possui e verifique se será necessário alugar ou pedir emprestada alguma peça.

tres-receitas-rapidas-para-animar-torcida-copa-02

 (/)

6. Cardápio. Importante verificar se algum convidado possui restrições alimentares, afinal, você não quer oferecer um churrasco a um vegetariano, certo? Se o clima for informal, para que os convidados circulem livremente, escolha comidinhas que sejam de fácil consumo: em porções pequenas e sem excesso de molhos, para pegar com a mão e comer em pé.

7. Bebidas. Certifique-se de oferecer opções alcoólicas e não alcoólicas. As quantidades dependem do perfil dos convidados (mais jovens costumam consumir mais), do clima, e da quantidade de opções oferecidas. Em um jantar com vinho, por exemplo, pode-se calcular uma garrafa para cada dois convidados. Lembre-se de colocar bebidas como cervejas, sucos e refrigerantes para gelar algumas horas antes da festa.

8. Arranjos. Um arranjo floral pode fazer toda a diferença na decoração. Ao montar o arranjo da mesa, garanta que a altura das flores não atrapalhe a comunicação entre as pessoas. Também é possível posicionar arranjos no hall de entrada ou sobre aparadores, na sala de jantar. Pequenos arranjos em mini vasos espalhados ao longo da mesa são opções charmosas.

9. Banheiros. Dê atenção especial aos banheiros ou lavabos, pois serão bastante frequentados durante o encontro. Deixe à mão: toalhas secas para serem substituídas, rolos extras de papel higiênico, sabonete líquido e aromatizador. Organize a bancada e guarde no armário produtos de uso pessoal que não queira deixar à vista.

10. Trilha sonora. Em festas, a trilha sonora ajuda a definir o ritmo de animação dos convidados. Deixe algumas pré-seleções preparadas e se possível, peça ajuda a amigos na hora de escolher as faixas. Assim, garante-se uma escolha mais eclética.

Conheça as condições do Terra Alphaville e veja como morar com conforto e espaço para promover os melhores encontros.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s