Casa Created with Sketch.

4 passos para destacar uma das paredes da casa e arrasar no décor

Alerta de tendência: paredes protagonistas estão na moda. Para não errar a mão, faça um bom planejamento da cor ou da técnica de pintura que ela receberá

Eleger uma parede para destacar no décor nem sempre é tarefa fácil. No entanto, além de deixar o ambiente mais sofisticado e moderno, direcionar os holofotes para um dos pontos do quarto ou da sala, por exemplo, continua com tudo e é uma das tendências de pintura que está sempre em voga. Exemplo disso foi o destaque que as paredes diferenciadas tiveram na CASACOR São Paulo no último mês. “Por isso, a técnica é tão querida. O risco de aplicá-la e, depois de algum tempo, ter um ambiente démodé é quase nulo”, explica a arquiteta Natalia Avila, especializada em cores.

Para ajudar você a diferenciar a parede do ambiente, listamos quatro dicas infalíveis:

1. Escolha a parede

Ao adentrar o espaço, atente-se a qual das paredes do ambiente seus olhos fitam primeiro. Essa é a melhor candidata para ser destacada!

2. Reflita sobre a cor

As cores são grandes protagonistas da decoração. Ao ponderar sobre a tonalidade que mais lhe agrada, considere tons mais expressivos e ousados. Outra dica é eleger alguma das cores do ano, como o Mergulho Sereno, da Coral, que apresenta uma paleta de matizes elegante e completa, ou o Adorno Rupestre, um cinza rosado eleito como tom para 2018. “O critério para a escolha do tom também pode seguir a coloração de objetos e móveis do espaço. Esse casamento confere ao ambiente um ar de equilíbrio”, conta a arquiteta.

 (Coral/Divulgação)

3. Aposte no efeito “uau”

Além de uma cor específica, a parede também pode receber alguma técnica que esteja em alta, como o ombré, a geometria irregular e o efeito descascado. “Se for no quarto, esse destaque pode até fazer as vezes de cabeceira da cama”, ressalta Natalia. Outra dica interessante, segundo a profissional, é pintar um dos lados da cozinha com uma tinta de efeito lousa (pode ser a Coralit Tradicional Preto ou Verde Escolar). O importante é soltar a criatividade e colocar a mão na massa para deixar a casa chique e na moda.

4. Privilegie também as demais paredes

Depois de escolhida a parede protagonista, empregue, nas outras, cores mais neutras. “Isso fará com que o foco dos moradores e visitantes seja direcionado automaticamente para o lugar planejado”, conta Natalia. “As demais paredes podem receber uma cor com tons mais claros do que a principal. É importante apenas atentar-se para que as escolhas não se sobreponham e nem fiquem em excesso no lugar”, finaliza.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.