Casa Created with Sketch.

Paredes diferenciadas se destacaram na CASACOR São Paulo

Com cores e texturas especiais, pintura foi protagonista na decoração de ambientes da mostra, que terminou na última semana

Ao longo dos anos, as cores conquistaram seu espaço definitivo e passaram a assumir, muitas vezes, o protagonismo do décor. Com isso, arquitetos e decoradores levaram para seus projetos paredes de tons mais expressivos e ousados, além de começarem a aplicar, com maior liberdade, efeitos e texturas que arrematam o conceito de cada ambiente de forma original. “Estamos usando as cores para construir os espaços e a pintura está tomando um caráter mais estrutural. Por isso, os degradês, geométricos, listrados e outras técnicas especiais estão em alta”, explica o arquiteto Maurício Arruda, da Todos Arquitetura.

Na CASACOR SP 2017, a Coral apresentou as diversas possibilidades que essas técnicas sugerem, por meio de ambientes criados por profissionais renomados. Confira algumas das ideias e inspire-se:

Ombré
Tradicional no universo da estética capilar, o ombré está fazendo a cabeça dos arquitetos e decoradores. Não literalmente, é claro. Mas a técnica de origem francesa, que produz efeito degradê, tem ganhado cada vez mais adeptos e é uma das tendências destacadas na CASACOR. O efeito adornou, por exemplo, o espaço das arquitetas Paula Leme e Luciana Bicheri.

Adeptas do ombré, Paula Leme e Luciana Bicheri elegeram o verde-escuro Pinheiro Natalino, da Coral, para aplicar a técnica

Adeptas do ombré, Paula Leme e Luciana Bicheri elegeram o verde-escuro Pinheiro Natalino, da Coral, para aplicar a técnica (Coral/Divulgação)

Neste quarto produzido pela Coral, o pedaço mais escuro da parede começa na parte inferior e vai clareando à medida que sobe, levando suavidade ao espaço.

Na aplicação deste ombré, foram usadas as cores Noite Fria, Canto da Cidade e Praça de Inverno, da Coral

Na aplicação deste ombré, foram usadas as cores Noite Fria, Canto da Cidade e Praça de Inverno, da Coral (Coral/Divulgação)

Veja AQUI como reproduzir o efeito em casa.

Geometria irregular
Outra técnica em alta é a geometria irregular, na qual formas geométricas variadas são dispostas ao longo do ambiente, criando um efeito tridimensional. As arquitetas Lucy Amicón e Vanessa Irene aderiram à ideia em seu ambiente na CASACOR SP 2017. Confira:

Para aplicar a geometria irregular no Quarto da Menina, Lucy Amicón e Vanessa Irene lançaram mão dos tons Verde Imperial, Rosa Puccini e Toque de Frescor, da Coral

Para aplicar a geometria irregular no Quarto da Menina, Lucy Amicón e Vanessa Irene lançaram mão dos tons Verde Imperial, Rosa Puccini e Toque de Frescor, da Coral (Coral/Divulgação)

Neste home office criado pela Coral, os tons de P&B compõem com a madeira da escrivaninha e dão um ar moderno ao espaço.

As cores Brigadeiro, Rosa Muralha e Seda Ondulada, da Coral, foram as escolhidas aqui

As cores Brigadeiro, Rosa Muralha e Seda Ondulada, da Coral, foram as escolhidas aqui (Coral/Divulgação)

Confira AQUI como reproduzir o efeito em casa.

Efeito listras
Sempre em alta, as listras são notórias queridinhas dos brasileiros. Isso porque, além de fazer bonito na decoração, elas também são uma alternativa segura para imprimir um ar mais clássico ao ambiente e para mudar o visual com elegância e praticidade. “O importante é sempre cuidar para que as cores escolhidas combinem entre si e com o espaço”, alerta a arquiteta Natalia Ávila, especialista em cores.

Neste quarto, foram aplicadas as cores Porto de Pedras, Vida Serena, Caramelo Suave e Bronze de Milão, da Coral

Neste quarto, foram aplicadas as cores Porto de Pedras, Vida Serena, Caramelo Suave e Bronze de Milão, da Coral (Coral/Divulgação)

Reproduza o efeito em casa, veja AQUI como fazer:

Efeito descascado
Ao primeiro olhar, a impressão é que a parede começou a descascar, revelando as diversas camadas de tinta acumuladas ali ao longo dos anos. Na verdade, esse é o resultado da sobreposição de alguns tons de cores combinados, que emprestam a sensação de “passagem do tempo” ou de rusticidade ao projeto.

Para criar o efeito, as escolhidas foram as cores Marajoara, Verde Iônico, Recanto Sertanejo e Creme Batido, da Coral

Para criar o efeito, as escolhidas foram as cores Marajoara, Verde Iônico, Recanto Sertanejo e Creme Batido, da Coral (Coral/Divulgação)

Clique neste LINK e veja como reproduzir o efeito em casa.

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.