Casa Created with Sketch.

Você conhece a árvore mais antiga de São Paulo?

Figueira centenária do Sacomã precisa de cuidados.

02-voce-conhece-a-arvore-mais-antiga-de-sao-paulo

 (/)

A árvore mais antiga de São Paulo corre riscos. Localizada na Estrada das Lágrimas, entre os números 515 e 530, próxima da Rodovia Anchieta, no Sacomã, ela está completamente abandonada pelo poder público.

Conhecida como A Figueira-das-Lágrimas, a árvore é a mais antiga documentada na cidade de São Paulo: Dom Pedro I passou por sua copa no dia proclamação da república e, em 1861, o viajante português Emiliano Zaluhar relatou a sua imponência. O local era o ponto de despedida de parentes e amigos para aqueles que viajavam rumo ao Porto de Santos.

A árvore é da espécie Ficus Organesis, originária de São Paulo. Ao lado, foi erroneamente plantada uma Ficus Benjamina, que é da Ásia e retira luz e nutrientes da árvore centenária.

Apesar de tombada em 1988, a árvore não tem nenhuma identificação ou placa lembrando a sua história. Atualmente, uma vizinha do terreno, toma conta voluntariamente da figueira.

Sobreviventes

A história da Figueira-das-Lágrimas foi contada pelo botânico e ambientalista, Ricardo Cardim, que administra a página Árvores de São Paulo. O site tem o objetivo de resgatar as espécies nativas de São Paulo e discutir a importância das florestas urbanas para a qualidade de vida na cidade.

Matéria publicada originalmente no site do Catraca Livre.

tit-catraca-livre

 (/)

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Tem alguma coisa errada aí: Dom Pedro I morreu em 1834 e a proclamação da república foi em 1889. Corrijam a informação (ou foi D. Pedro II ou não se tratava da proclamação da república

    Curtir