Tom Dixon e IKEA lançam jardim experimental de agricultura urbana
O designer e a marca sueca apresenta seu novo trabalho no RHS Chelsea Flower Show deste ano!
Na próxima semana, um novo passo será dado em direção ao futuro da jardinagem urbana. Durante os dias 21 a 25 de maio, o designer Tom Dixon e a empresa sueca IKEA apresentarão juntos um novo trabalho no RHS Chelsea Flower Show. Trata-se de um modelo experimental para o crescimento de plantas em ambientes urbanos.
No festival, que ocorrerá em Londres, será montado um jardim dividido em dois níveis. A ideia é explorar o contraste entre aquilo que é natural (a jardinagem) e o tecnológico (a precisão científica para uma produção mais sustentável).
A parceria busca, ainda, demonstrar de que forma as pessoas podem se adaptar para plantar em casa, ao mesmo tempo em que reduzem o desperdício de alimentos. Além disso, o modelo também expõe a beleza, a funcionalidade e a importância da horticultura, através do conhecimento tradicional e das inovações tecnológicas.
Intitulado “A Jardinagem Vai Salvar o Mundo” (Gardening Will Save the World), a estrutura convida o público a imergir em um verdadeiro oásis botânico. Lá se encontra um ecossistema de árvores, flores e plantas em forma de dossel, repleto de benefícios medicinais e ambientais.
No nível inferior, por sua vez, fica o laboratório de horticultura. Nele, a tecnologia hidropônica e iluminação controlável foram implementadas a fim de cultivar comestíveis hipernaturais.
Para Dixon, essa é uma forma de retribuir às cidades e criar paisagens produtivas dentro das zonas urbanas. O designer também acredita que a jardinagem é única em seu apelo universal e poder de transformação.
“Embora não sejamos tradicionais designers de jardins, achamos que podemos demonstrar maneiras pelas quais qualquer um poderia fazer uma pequena diferença”, ele diz.