Casa Created with Sketch.

Receita de Pierogi, a massa recheada do Natal na Polônia

Na Polônia, não pode faltar o pierogi, uma massa cozida recheada de cogumelos e chucrute

09-receitas-de-natal-do-mundo-para-voce-inovar-na-ceia

 (/)

Na Polônia, a ceia de Natal começa com as famílias compartilhando a hóstia e se desejando festas com saúde, felicidade e paz. Antigamente, acreditava-se que o pão santo pode ser dividido com os entes queridos já falecidos. Por isso, até hoje as mesas têm um lugar vazio e um prato extra: eles podem servir a uma visita inesperada ou, quem sabe, a um ente do além…  Em algumas aldeias, permanece a tradição de dividir a hóstia e os restos da ceia com os animais da casa. Diz a lenda que os animais falam com voz humana na véspera de natal.

Depois da divisão da hóstia, começa a comilança. Em algumas casas, são feitos 12 pratos diferentes – representam os meses do ano ou os apóstolos de Cristo. Em outros lares, o número de pratos deve ser sempre ímpar. O costume manda comer de cada prato, mesmo os que o visitante não gostar. O gesto assegura despensas cheias durante o ano novo.

Também evita brigas em família. Afinal, o prato mais tradicional da ceia é o pierogi (pronuncia-se piérogui), uma espécie de pastel cozido que exige paciência e mãos fortes do cozinheiro. “Não falta em nenhuma mesa de natal polonesa”, afirma Vanessa Wika, gerente do Restaurante Maria Escaleira, que forneceu a receita abaixo:

PIEROGI DE COGUMELOS

(Serve 7 pessoas – 10 pierogis por pessoa)

Massa

500 g de farinha de trigo

1 gema de ovo

250 ml de água

1 colher de óleo

Sal a gosto

 

Recheio

300 g de chucrute 

80 g de cogumelos secos (funghi)

1 cebola grande

Sal a gosto

1 colher de chá de pimenta do reino

2 colheres de sopa de farinha de pão duro esfarelado

1 pitada de noz-moscada moída

 

Cobertura

4 colheres de manteiga 

2 colheres de sopa de endro (dill) picado

 

Modo de preparo:

Recheio

– Lave o chucrute em água fria e deixe escorrer. Pique em pequenos pedaços e cozinhe  em 1 litro de água, por 20 minutos. Escorra novamente e reserve.

– Cozinhe os cogumelos secos, também por 20 minutos, em mais 1 litro de água. Deixe escorrer e pique em pedaços bem pequenos. Reserve.

– Numa frigideira grande, frite a cebola bem picada, adicione os cogumelos, sal, pimenta e noz-moscada moída. Mexa em fogo brando por 5 minutos. Desligue o fogo, adicione o chucrute e a farinha de pão, misture bem. Deixe esfriar na panela, para poder colocar na massa.

Massa

– Com as mãos, misture a farinha de trigo, ovo, água, óleo e sal até que a massa fique homogênea. Deixe descansar em uma travessa na geladeira por 20 minutos. – Abra a massa com rolo de macarrão. Faça isso em uma superfície lisa e untada de farinha de trigo (como fazemos com a pizza).

– Demarque sobre a massa círculos onde o recheio deve ficar. Para isso, salpique farinha de trigo e demarque os círculos com a boca de um copo médio.

– Coloque em cada círculo uma colher de sopa de recheio

– Corte a massa, obedecendo aos círculos que você marcou. Feche com um garfo, como se faz com pasteis.

                                       

Finalizando

– Cozinhe os pierogis em água fervente, com um pouco de sal e azeite, por 4 ou 5 minutos. Escorra.

– Arrume os pierogis em uma travessa ou em pratos com as porções individuais

– Cubra com manteiga derretida e misturada com a erva endro em fogo brando. Sirva.

“Se sobrarem pierogis, a melhor maneira de esquentar no dia seguinte é fritando em uma frigideira”, conta Vanessa. “Inclusive, há quem prefira no dia seguinte”.

 

bom-apetite

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s