Casa Created with Sketch.

Receita de granola de sementes

Rita Taraborelli ensina sua receita de granola de sementes, inspirada pelos pássaros. Aprenda a receita e leia a crônica da chef de cozinha

bof-set-granola_01

 (/)

Granola de sementes

Ingredientes

 

1 xícara de gergelim sem pele,

1 xícara de semente de girassol sem casca,

1 xícara de semente de linhaça,

1 1/2 xícara de quinoa em flocos,

3 colheres de sopa de óleo de coco,

4 colheres de sopa de melado de cana,

1 xícara de uva-passa sem semente,

1 colher de chá de canela em pó.

 

Modo de fazer

Toste os 4 primeiros ingredientes em fogo médio em uma panela de boca larga mexendo até dourar. Reserve. Na mesma panela, adicione o óleo e o melado e mexa até derreter. Coloque as sementes tostadas, a uva-passa e a canela. Não pare de mexer por 5 minutos. Tome cuidado para que as sementes não grudem nem queimem. Deixe esfriar e sirva com fruta da época.

 

Leia a crônica que inspirou essa receita

 

Outro dia, acordei e não tinha pão para o café da manhã. Confesso que fiquei um pouco frustrada, pois o friozinho matinal era perfeito para uma torrada. Zanzei um pouco pela cozinha, estava impaciente – fazia alguns dias que não cozinhava e me senti fora de forma com as panelas. Chapati, pão típico da culinária indiana, ou mingau de aveia?

 

Enquanto me perguntava, fui caminhando até o pé de kinkan. Encontrei-o repleto de laranjinhas, mas, infelizmente, muitas estavam perfuradas por passarinhos. Seres livres, eles, sim, são felizes, passam a vida comendo frutas maduras e voando, não pensam em trabalho e muito menos em cozinhar. Eu poderia facilmente ser um pássaro.

 

Enquanto tentava achar frutos sem furos, mudei de ideia e imaginei que uma granola assada com as raspinhas azedas e levemente doces das laranjas iria ser o auge do meu café da manhã. Enchi minhas mãos e voltei correndo para o fogão. No caminho fui comendo as frutas e, quando me dei conta, não sobrou nenhuma para a receita. Mesmo assim, resolvi fazer a mistura de cereais.

 

Busquei os ingredientes na despensa e ainda inspirada pelos pássaros (e por sua alimentação) acrescentei à granola  sementes de gergelim, girassol, linhaça e flocos de quinoa. Em vez de assar, fiz na boca do fogão em uma wok, aquela panela chinesa com formato côncavo.

 

Depois de bem dourada, deixei esfriar por completo e guardei num vidro para ficar sempre crocante e fresquinha. No fim, foi tão bom não ter pão! Aliás, essa granola é perfeita para quem quer evitar o glúten. Quer aprender a receita? Antes de colocar a mão na massa, seguem umas sugestões de consumo e de preparo. Além de ficar muito saborosa com coalhada, a mistura pode serservida morna sobre bananas amassadas ou adicionada à massa de biscoitos caseiros. Caso não encontre flocos de quinoa,

vale substiuí-los por flocos de amaranto, arroz ou coco. Se optar pelo coco, experimente também trocar a uva-passa por ameixa seca fatiada – fica uma delícia!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s