Receber em casa e com charme ficou mais fácil

Hoje em dia há muitos produtos e serviços para você ter experiências gastronômicas incríveis no conforto do lar

Por Nádia Simonelli Atualizado em 15 abr 2021, 15h07 - Publicado em 4 jul 2019, 17h21

Com a rotina agitada das grandes cidades e o tempo livre escasso, aproveitar os momentos em que a gente pode ficar em casa, da melhor maneira possível, tem se tornado o programa preferido de muita gente. “Na era da ansiedade, a casa virou uma espécie de santuário, um refúgio para os que buscam momentos de tranquilidade, foco ou diversão sem preocupação”, explica Daniela Dantas, head da WGSN Latam. É por isso que, cada vez mais, surgem produtos e serviços no mercado pensados para promover experiências gastronômicas cheias de sabor e charme at home.

Divulgação/Casa.com.br

Pode ser uma reunião entre amigos, um jantar de comemoração em família ou um encontro romântico a dois. O importante é caprichar na hora de receber – tanto na decoração quanto na escolha do menu. E tem opções para quem quer se aventurar no mundo das panelas ou para quem quer praticidade, mas é exigente no quesito sabor e estilo. Veja abaixo, como dar um upgrade no seu evento.

Um chef para chamar de seu
Se você não tem muito tempo para organizar e precisa escolher entre se dedicar à decoração ou ao preparo dos quitutes, saiba que é possível ter um chef exclusivo no seu evento.

Divulgação/Casa.com.br

O site Welcome Chef oferece esse serviço. Lá é possível visualizar os pratos e menus com os quais eles trabalham de forma prática. E dá para fazer uma busca informando o estilo de evento que vai fazer, o tipo de comida que quer servir e até quanto pretende gastar. A partir disso, eles mostram os pratos que se encaixam nos seus critérios e os valores podem ser vistos na hora. O serviço da empresa inclui a compra dos ingredientes pelo chef, o preparo dos pratos, o serviço para a comida e a limpeza da cozinha no final do evento.

Divulgação/Casa.com.br

Também é possível contratar um personal chef na empresa Salt and Pepper, comandada pelos chefs Helena e Lucio Manosso. Eles desenvolvem cardápios especiais para serem preparados na casa dos clientes. O serviço de almoço ou jantar inclui amuse-bouche (um aperitivo de tamanho pequeno), entrada, prato principal e sobremesa. Ainda é possível encomendar um cardápio temático, com comidas regionais brasileiras e do mundo, ou elaborar um menu especialmente para o seu evento.

Divulgação/Casa.com.br

Mas, se você não tem estrutura para ter um chef em casa, mas quer uma comida de grife no seu evento, saiba que alguns restaurantes renomados entregam porções grandes. Exemplo disso é o premiado Vinheria Percussi. Eles oferecem a possibilidade de encomendar alguns pratos que são entregues em refratários (já inclusos no preço) e podem ir direto à mesa. “Aí é só colocar o refratário em um suporte bonito e arrumar uma mesa linda”, diz a chef Silvia Percussi, que comanda o Vinheria ao lado de seu irmão Lamberto.

Divulgação/Casa.com.br

Menu sob medida
Há ainda alguns empórios que oferecem atendimento personalizado para quem quer preparar uma reunião em casa. É o caso da Casa Santa Luzia, que tem mais de 1500 produtos feitos por eles e que podem ser encomendados pelos clientes. De café da manhã a jantares e festas, a equipe do empório auxilia na seleção dos itens do cardápio, que inclui opções para restrições alimentares, e em quantidades.

Mão na massa com praticidade
Mas, se você é daqueles que adoram cozinhar, mas não tem muito tempo para comprar todos os ingredientes (ou está sem criatividade para pensar no que vai preparar), uma boa solução são as assinaturas de caixas gourmet.

Continua após a publicidade

Divulgação/Casa.com.br

Na Chef Time, por exemplo, você pode encomendar sua caixa para o número de pessoas que vai comer e para quantos dias da semana quiser. Eles elaboram as receitas, que são distribuídas em categorias (premium, comfort food, rápidas, low carb e veggie), e você escolhe. E, se quiser algo especial para receber os amigos em casa, além das receitas premium, eles também tem kits especiais. “Oferecemos kits de entradas e drinques para uma happy hour”, explica Daniella Mello, CEO e fundadora da empresa. E, se a ideia for preparar um jantar temático, há o kit Fondue para o inverno e menus étnicos.

Divulgação/Casa.com.br

Os ingredientes são entregues em casa, já porcionados e acondicionados em uma embalagem que mantém tudo fresquinho por algumas horas. Há também algumas opções nas lojas e e-commerce do Pão de Açúcar. A receita detalhada vem junto com o kit para você acompanhar enquanto prepara. “O passo a passo de cada prato é cuidadosamente elaborado e testado para que possa ser seguido sem erro”, diz Daniella.

Divulgação/Casa.com.br

Já o Les Gourmands Club oferece caixas com receitas diferentes a cada mês. “Nossa proposta é criar experiências para que as pessoas curtam a cozinha em pequenos grupos ou a dois”, explica Fernanda Xavier, CEO da empresa. Quem elabora as receitas é o chef executivo Marco Paulo Peluso. Ele também define o porcionamento correto de cada ingrediente e dá as dicas de preparo para os assinantes. Os menus são completos e harmonizados, com entrada, prato principal e sobremesa. Além dos ingredientes, chegam na caixa vinhos, o passo a passo das receitas fotografados e curiosidades sobre a história dela.

Para finalizar, experiência de cafeteria em casa
E, como toda boa refeição só termina bem com um café saboroso, esse momento precisa ser em grande estilo, com produtos de qualidade. Alinhada ao crescimento do mercado brasileiro para cafés premium, a Nestlé acaba de lançar os cafés Starbucks at Home. A linha é composta por 15 produtos, entre seis variedades de cápsulas para o sistema Nespresso, seis para o sistema NESCAFÉ Dolce Gusto (com cappuccino e latte macchiato) e três opções de torrado e moído. Tratam-se dos blends icônicos da Starbucks, produzidos com café 100% arábica de alta qualidade.

Divulgação/Casa.com.br

E, com um produto de qualidade como este, o momento do café torna-se ainda mais especial, por isso, a Nestlé também se preocupou em divulgar as melhores maneiras de preparar e degustar a bebida em eventos que tem promovido em São Paulo. São as Casas Starbucks.

“A ideia é que o consumidor ganhe informação para que ele mude o jeito de preparar o café torrado e moído. Nós vamos para a casa, mas vamos de uma forma diferente. Alguns métodos que costumamos ensinar para o preparo são o filtro Hario V60, prensa francesa e cafeteira italiana”, explica Daniel Carvalho, barista e embaixador da Starbucks at Home.

Divulgação/Casa.com.br

Outro destaque da novidade é que a linha traz em suas embalagens informações, como perfil da torra, aroma e intensidade, que ajudarão o consumidor a escolher sua bebida. “A torra clara tem um sabor mais suave e com maior acidez, a média, um pouco mais de doçura e equilíbrio, e a escura, mais intenso, com corpo e um certo amargor”, explica Daniel.

E, para harmonizar com a sobremesa, o barista indica: “se for algo bem doce, o ideal é um café com mais amargor, e com frutas, por exemplo, vai bem o suave e mais ácido. Já no inverno, é incrível receber os amigos com uma bebida quente da Starbucks, como o Cappuccino, Latte Macchiato e o Caramel Latte Macchiato”, finaliza Daniel. Você pode encontrar toda a linha de cafés Starbucks at Home nos melhores supermercados de São Paulo.

Continua após a publicidade

Publicidade