Recebendo um técnico na quarenta: o que fazer antes, durante e depois

Todos sabemos que a quarentena deve ser respeitada. Mas como receber um técnico caso haja uma urgência de reparo? Confira as dicas abaixo:

Por Redação
Atualizado em 15 abr 2021, 15h05 - Publicado em 23 abr 2020, 12h11
 (Reprodução/Apartment Therapy)
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(Reprodução/Apartment Therapy)

Durante uma crise de saúde pública, todos temos a responsabilidade de achatar a curva. Isso significa ficar em casa o máximo possível – e evitar receber pessoas em casa. Mas, mesmo que você esteja levando a sério o distanciamento social, alguns cenários de emergência podem exigir visitantes. Imagina uma situação onde o cano da pia da cozinha arrebenta ou você precisa de um técnico para arrumar a conexão com a internet para poder trabalhar remotamente?

Embora tenhamos muitas orientações claras sobre o que fazer quando saímos para realizar tarefas essenciais, não há diretrizes firmes sobre como tratar essas poucas visitas domiciliares. A epidemiologista Melissa Hawkins, diretora do Programa de Bolsas de Saúde Pública da Universidade Americana, em relato ao Apartment Therapy, deu algumas dicas e práticas para manter a saúde e a segurança durante essas visitas essenciais:

Antes da visita: desinfecte as superfícies tocadas com frequência

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(Reprodução/Apartment Therapy)

Antes do seu visitante chegar, verifique se sua casa está limpa e segura. Antes de fazer a checagem em todos os cantos do seu lar, pense em áreas de alto risco. As chances de que quem estiver vindo são de não precisar circular por todos os cômodos. Portanto, desinfecte os espaços ou superfícies que serão visitados ou tocados.

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Se você tiver algum sintoma de doença, pense duas vezes sobre a importância da visita. “Se você ou alguém em sua casa estiver doente, considere adiar”, diz Hawkins. “Ou, se for uma emergência, seja sincero sobre a situação com seu visitante”.

Durante a visita: use máscaras, mantenha distância e evite tocar nas mesmas superfícies

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(Reprodução/Apartment Therapy)

Quando o visitante chegar, peça para ele tirar os sapatos na porta (ou fora) e pular as saudações de aperto de mão. Incentive seu visitante a usar máscara (embora seja provável que ele já esteja com uma).

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Enquanto o técnico faz o seu trabalho, siga as diretrizes de distanciamento social, mantendo-se um metro e meio sempre que possível. Provavelmente não há necessidade de sair de casa, a menos que você confie totalmente na pessoa. “É perfeitamente razoável praticar o distanciamento seguro quando você estiver em casa; fique em outro quarto, mas também à disposição”.

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(Reprodução/Apartment Therapy)

Durante a visita, você também pode perguntar ao visitante qual é o plano dele para limpar as áreas em que toca ou trabalha. “É justo esperar e ter uma conversa com essa pessoa para confirmar que eles estarão limpando e higienizando qualquer equipamento ou superfície em que tocarem”.

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No final, sempre opte por não tocar nas mesmas superfícies. Por exemplo, seu eletricista pode solicitar um pagamento com cartão de crédito após a conclusão do serviço prestado. Verifique a possibilidade de sempre usar um cartão por aproximação, para não ter que inserí-lo e digitar a senha. Ler os números em voz alta ou pagar on-line mais tarde, são boas opções também. Não toque em nenhuma conta ou recibo que a outra pessoa tenha tocado. Você pode deixar esses objetos e superfícies sozinhos por 72 horas para permitir que o tempo do Coronavírus seja naturalmente inativado.

Depois que o visitante sair: lave as mãos e desinfete

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(Reprodução/Apartment Therapy)

Por fim, use a higiene direcionada para desinfetar as áreas em que a pessoa tocou, incluindo maçanetas e interruptores de luz. E sempre lave bem as mãos quando a pessoa sair de casa. “Em todas essas medidas, é bom agir com cautela sem ceder à paranóia. A chave é equilibrar as práticas de higiene com sua própria ansiedade e o que lhe trará conforto em termos de risco”, finaliza Melissa.

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