Casa Created with Sketch.

Previsões para 2013: runas, numerologia, astrologia e tarô

Os especialistas mostram como será o ano. O mais interessante: fontes e crenças diferentes apontam as mesmas previsões

*Matéria publicada em Bons Fluidos #166 – Janeiro de 2013

01-previsoes-para-2013-runas-numerologia-astrologia-e-taro

 (/)

Uma coisa é certa: a astrologia, o tarô, a numerologia e as runas entram de mãos dadas em 2013. Coincidência ou não, todas as previsões apontam para a mesma direção. Enfatizam a estabilidade nas relações afetivas, o interesse pela casa e pela vida em família. Também anunciam profundas transformações interiores e conquistas baseadas na disciplina e na responsabilidade. Veja o que os especialistas dizem e tire o melhor partido dessas previsões no ano novo.

Na astrologia, Saturno dá o tom

 

02-previsoes-para-2013-runas-numerologia-astrologia-e-taro

 (/)

 

O planeta Saturno é o regente astrológico de 2013. E um ano regido por ele não é para borboletear por aí. Saturno significa foco, compromisso, planejamento. E também segurança, seriedade, firmeza. Seu símbolo, a cabra-montanhesa, já diz tudo: devagar e para cima, até o sucesso – o topo! Se Saturno no amor não é exatamente um show de fogos de artifício, por outro lado seus efeitos são duradouros e intensos. Relações muito instáveis, do tipo “abertas”, não costumam resistir ao seu teste, mas aquelas que têm um firme propósito vão se beneficiar. Saturno exige comprometimento. Ponto final. Signos regidos pelo ar, como Gêmeos, Libra e Aquário, podem achar tudo isso meio chato. Embora não descuidem dos seus deveres.

 

Já aqueles com os pés fincados na terra – Touro, Virgem e Capricórnio – vão se sentir em casa. Afinal, para eles, compromisso sempre fez parte do cardápio. Áries, Leão e Sagitário, nativos do fogo, descobrirão como a impaciência pode ser um problema. Como Saturno não oferece satisfação imediata, pode transformar seus impulsos em fogo de palha. Para Câncer, Escorpião e Peixes, o trio das águas, a dica é usar criatividade e poder de adaptação, exercitando também a persistência. A princípio, ter Saturno no encalço não parece divertido. Tendemos a rejeitar o que se mostra “sério” demais.

 

Mas quem consegue levar um projeto com afinco pode chegar a qualquer lugar. E aí, sim, usufruir merecidamente das vitórias. “Após um período em que achávamos que o mundo ia acabar, a influência saturnina vai nos ajudar a replanejar o futuro, retraçar metas e ter determinação para atingi-las”, diz a astróloga paulistana Ciça Bueno. Quem tem Sol, ascendente ou Lua em Touro, Leão, Escorpião e Aquário recebe ainda um recado especial de Saturno – que ingressou em Escorpião em outubro 2012 e ficará lá por mais dois anos. “O desafio será desapegar-se da rigidez e acomodação e procurar novas estruturas nas diversas áreas da vida”, ensina a astróloga gaúcha radicada no Rio de Janeiro Claudia Lisboa. Os que resistirem sentirão esse período como mais custoso, lento e difícil. Podem até entender que o jeito é simplesmente destruir tudo que já conquistaram.

 

“Seria um preço muito alto a pagar”, avisa Claudia. “O melhor é aprender a transformar”, orienta. Além da regência de Saturno, outros planetas e eventos astrais mandarão mensagens importantes em 2013. Por exemplo: o descompasso entre Plutão em Capricórnio (que incita a intensidade) e Urano em Áries (que promove a inovação) vão atuar sobre os relacionamentos, principalmente para quem tem Sol, ascendente ou Lua nos signos de Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Relações pessoais na família, carreira ou parcerias românticas estarão em cheque e a chave será dominar o egoísmo. “Precisamos cultivar um olhar mais delicado ao outro e esquecer o “olho por olho, dente por dente”, resgatando a abordagem e energia feminina, que é o mundo dos afetos – isso vale, é claro, para os homens também”, diz Claudia Lisboa.

 

Atenção para Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes. Mais que todos os outros, eles estão sujeitos às ilusões que Netuno circulando por Peixes costuma tornar tão atraentes. Isso não significa abrir mão de toda fantasia – a vida é impossível sem ela –, mas deve-se evitar contar com frutos que ainda nem foram colhidos. Esse é o momento de superar decepções e construir novos ideais. Conclusão: sonhar, sim, mas um sonho possível

No Tarô, os enamorados estão no comando

 

03-previsoes-para-2013-runas-numerologia-astrologia-e-taro

 (/)

Antes de colocar o champanhe no gelo e acender as velas vermelhas, saiba que Os Enamorados, símbolo do tarô que regerá o próximo ano, não é o que você está pensando. O Arcano 6 (análogo à numerologia de 2013, que na soma dá seis também) evoca, antes de tudo, decisão e escolha.

 

Segundo a taróloga porto-alegrense Emília Gontow, são escolhas entre projetos, carreira, viagens, relacionamentos. “É quando deveremos evitar indecisões e ouvir nossos sentimentos, pois esse arcano racional, cheio de ideias, diálogos e opostos que se atraem, pode nos deixar em cima do muro, enredados em pensamentos. Com ele, teremos a oportunidade de escolher (esse é o verbo!) a pessoa que queremos nos tornar”, explica Emília. Afetos e relações serão questionados, aprofundados ou descartados. “Não se surpreenda se descobrir que a pessoa que está ao seu lado não é seu verdadeiro amor”, alerta a especialista.

 

Rompimentos, porém, se houver, significarão renascimento e opções conscientes. Acredite. Essa também é a opinião da taróloga paulistana Angelita Quevedo, que, além do Arcano 6, aponta os arcanos 20 – O Julgamento – e 13 – A Transformação – como regentes do primeiro e segundo semestres, respectivamente.

 

“Escolher o novo, o desconhecido, o não vivido até o momento trará mais chances de sucesso”, ensina ela. “Será um ano complicado apenas para aqueles que se perderem na indecisão e não tiverem claro o que querem conquistar.” No primeiro semestre, a carta simbólica do Arcano 20 traz calmaria, propiciando um período bom para refletirmos sobre o que queremos conquistar e concretizar. Família e vida pessoal estarão em foco, assim como mudanças de casa, assuntos domésticos e planejamento de esfera mais íntima estarão favorecidos.

 

Já no segundo semestre entra em cena o Arcano 13. Tudo aquilo que esteve na sua mira intimamente no início do ano deve começar a ser posto em prática, sem hesitação. “É tempo de deixar o novo crescer, de trabalho”, explica Angelita. “Lições do passado devem ser bem lembradas agora.” É o momento do novo, sim, e não de repetir antigos erros com novos cenários e personagens. Portanto, planeje com sabedoria e aja com coragem!

Numerologia, boas vibrações do número 6

 

04-previsoes-para-2013-runas-numerologia-astrologia-e-taro

 (/)

O número que regerá 2013 (obtido pela soma dos algarismos 2 + 0 + 1 + 3) é o 6. Representa os relacionamentos pessoais (amor, família, amigos) e a harmonia. “Há novidades à vista para quem deseja engatar uma união duradoura, e surgirão boas oportunidades para reconciliações e para a solução de antigos problemas na vida a dois”, diz a numeróloga Célis Garcia, do Centro de Estudos Novo Tempo, de São Paulo. Mas, para tirar proveito dessas vibrações positivas, cada um deverá fazer a sua parte, evitando atitudes egoístas, controlando a tendência ao ciúme, as atitudes possessivas e praticando o perdão quando necessário.

 

“Será fundamental buscar o equilíbrio, mais do que a perfeição, nas relações amorosas”, acrescenta Célis. Já a especialista em numerologia Sonia Weil, de Londrina, PR, lembra que o verbo “compartilhar” estará em alta. “A necessidade de viver o companheirismo e dividir tarefas no cotidiano fará com que as pessoas busquem relacionamentos baseados mais no senso de responsabilidade do que nos arroubos do amor-paixão”, ressalta.

 

A família é outro setor que ganhará relevo, incentivando as pessoas a buscar uma convivência harmoniosa em casa. Também nos sentiremos propensos a retomar o contato com parentes distantes, resgatar antigas amizades e estreitar os laços com vizinhos e conhecidos.

 

“A regência do número 6 despertará um profundo desejo de pertencer a uma comunidade maior, além do núcleo familiar. Este será um ano do nós, muito mais do que do eu”, explica Sonia. Com a vida familiar em destaque, as pessoas demonstrarão um interesse maior pelos assuntos ligados ao lar. “Elas se sentirão motivadas a fazer do ambiente doméstico um lugar aconchegante, bonito e de astral elevado, onde se sintam à vontade e possam receber bem as pessoas queridas”, revela a numeróloga e astróloga Ciça

Bueno, de São Paulo. Para Sonia Weil, será um ótimo ano para dar andamento a reformas em casa, renovar a decoração e até mudar de imóvel.

 

Já no que se refere à rotina, segundo Sonia, teremos um ritmo menos agitado do que o de 2012, o que pode favorecer nosso senso de organização e a disciplina, além do foco em detalhes do cotidiano aos quais em geral não damos tanta atenção. “Nossa capacidade de estabelecer horários, prioridades e métodos de ação estará ampliada, e assim daremos conta das tarefas diárias com mais eficácia.”

 

O ano também será propício para o bem-estar pessoal. Como já foi dito, o 6 está associado à harmonia e essa se expressa tanto pela beleza (favorece áreas como decoração, estética, moda e artes) quanto no sentido de equilíbrio geral (saúde, alimentação sem excessos, balanço entre corpo/mente).

 

“Já que estaremos mais disciplinados, não nos faltará disposição para dedicar tempo aos exercícios físicos, exames médicos, escolhas saudáveis à mesa”, diz Sonia. Aliás, não por acaso, as atividades profissionais relacionadas ao cuidar estarão em evidência, o que indica um período de realização e sucesso para médicos, terapeutas, assistentes sociais e cuidadores em geral. Por outro lado, a ênfase do número 6 na busca de harmonia estética tornará o ano benéfico para quem trabalha com manifestações artísticas.

 

Um ponto para ficar atento: seja qual for a área profissional, precisaremos aprimorar a comunicação no ambiente de trabalho para evitar mal-entendidos, atrasos e situações confusas. “O desenvolvimento dos projetos deve ser pensado em termos graduais e seguros, seguindo métodos e normas bem definidos, com um grande investimento no bom relacionamento com grupos”, completa a especialista.

Nas runas, o ano traz situações inesperadas

 

05-previsoes-para-2013-runas-numerologia-astrologia-e-taro

 (/)

A runa que influenciará os próximos meses é Hagalaz. Isso tem a ver com o fato de que o planeta Saturno é o regente astrológico de 2013 e Hagalaz é regida por Saturno. O simbolismo dela é, em muitos aspectos, o mesmo que o desse planeta na astrologia.

 

Por isso os especialistas dizem que o ano é regido por essa pedra. Representada pelo granizo, que pode cair sem aviso até num dia de sol, ela sugere que o ano será cheio de acontecimentos que fogem ao nosso controle. “Será um ano atípico, com muitas situações inesperadas, tanto no âmbito coletivo como na esfera pessoal. Em termos globais, esses imprevistos tendem a acontecer, sobretudo, na política e na economia.

 

Já em termos individuais, a runa pressagia acontecimentos que resultarão em transformação interior e numa maior conscientização do propósito de cada um em sua trajetória de vida”, diz a runóloga Miriam Carvalho, de São Paulo. O ano que exigirá de nós muito esforço, dedicação e responsabilidade na busca de nossos objetivos. “Aqueles que fizerem seu ‘dever de casa’ com afinco e levarem seus deveres a sério serão premiados com progresso e prosperidade”, conta Jacqueline Cordeiro, runemal e astróloga de São Paulo e editora do blog Esoteríssima.

 

Traduzindo em miúdos: uma das frases-chaves do simbolismo de Saturno é “plantou, colheu”. “Saturno é implacável nesse sentido”, completa Jacqueline. Segundo a especialista, 2013 nos oferecerá muitas lições que podem contribuir para nosso amadurecimento. Uma delas é enxergar as coisas como são, e não como gostaríamos que fossem. “A runa representa a perda da inocência. Assim, várias circunstâncias nos mostrarão que é preciso tirar os óculos cor-de-rosa com os quais enxergamos as coisas para encarar a vida com mais objetividade, sem tantas fantasias ou ilusões.”

 

Outro ensinamento importante será aceitar aquilo que não podemos mudar e, ao mesmo tempo, encontrar dentro de nós a força necessária para atravessar situações adversas.

“Hagalaz simboliza nossa capacidade de suportar problemas e crises sem desanimar ou desabar, e esse sentimento de resiliência tende a se desenvolver de forma marcante em todos nós. A runa nos manda a seguinte mensagem, que devemos ter em mente sempre: recomeçar não é uma derrota, e sim uma chance de fazer melhor”, acrescenta Jacqueline.

 

Miriam Carvalho concorda, lembrando outras qualidades associadas a Hagalaz e a seu regente: “Se cultivarmos a calma, a paciência e a serenidade, conseguiremos enfrentar os imprevistos e as dificuldades de maneira construtiva. Além disso, situações desse tipo nos obrigarão a desenvolver nosso poder de análise e reflexão, o que nos tornará mais preparados para enfrentar qualquer desafio no futuro”.

*Matéria publicada em Bons Fluidos #166 – Janeiro de 2013

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s