Praça Victor Civita: modelo de reabilitação de espaço público

Construída com princípios de sustentabilidade, praça Victor Civita oferece espaço de lazer e também de educação ambiental.

Por Helena Dias Atualizado em 20 dez 2016, 23h16 - Publicado em 3 nov 2008, 12h51
Um título para uma foto sem titulo

Acontece hoje, dia 3 de novembro, a inauguração da Praça Victor Civita com uma cerimônia para convidados. A partir de terça-feira, dia 4, o espaço já estará aberto ao público. Além da área disponível para lazer e caminhada, haverá também atividades programadas, como aulas de ioga e oficinas da ONG Instituto Verde Escola. A programação completa pode ser conferida no site oficial.

A praça também recebe outro nome: Museu Aberto da Sustentabilidade. Isso porque o local onde ela está localizada era um incinerador de lixo, que acabou por contaminar o solo e também o prédio. Por isso, o projeto da construção foi feito de forma que o contato com o solo não exista. O espaço para os pedestres é demarcado por meio de decks de madeira ecológica. Além disso, o prédio do incinerador foi desintoxicado: retirou-se 60 toneladas de resíduos do local. Ali vai funcionar um espaço de exposição. Há também um palco com arquibancadas, horta terapêutica, plantação de biocombustíveis e 700 metros de área para caminhada. Quer saber mais sobre o projeto arquitetônico da praça? Então, não deixe de ver nossa reportagem sobre o assunto.

 

Para a comunidade

A inauguração será também uma surpresa para os moradores e trabalhadores da região. A maior parte deles não sabia que a praça estava sendo construída e também não tinha conhecimento de que naquele espaço funcionava um incinerador.

Continua após a publicidade

Mas quem for conhecer vai ter oportunidade de saber todos os detalhes do projeto da praça. Por toda a área há painéis falando sobre sustentabilidade e sobre as ações realizadas para tornar a construção possível.

 

O quê: Praça Victor Civita

Onde: r. Sumidouro, Pinheiros, São Paulo – SP

Funcionamento: todos os dias da semana, das 7h às 18h

O antigo incinerador foi desintoxicado, sendo retiradas 60 toneladas de resí... Milho e cana-de-açúcar são alguns dos cultivos realizados na praça Victor... Uma pequena horta rotativa será cultivada pelas crianças do Instituto Verde... Decks de madeira fazem com que não haja contato com o solo contaminado. Os j... A praça Victor Civita conta com uma arena para eventos e arquibancada para o... O espelho d água ao redor da área de exposições é uma das três formas d... Os moradores da região Paulo César, Sandra Pereira, Duval Santos e Mauro Ma... Já, Francisco e Cláudio, que trabalham perto, acreditam que a praça vai se...

Continua após a publicidade

Publicidade