Praça Victor Civita: modelo de reabilitação de espaço público
Construída com princípios de sustentabilidade, praça Victor Civita oferece espaço de lazer e também de educação ambiental.


Acontece hoje, dia 3 de novembro, a inauguração da Praça Victor Civita com uma cerimônia para convidados. A partir de terça-feira, dia 4, o espaço já estará aberto ao público. Além da área disponível para lazer e caminhada, haverá também atividades programadas, como aulas de ioga e oficinas da ONG Instituto Verde Escola. A programação completa pode ser conferida no site oficial.
A praça também recebe outro nome: Museu Aberto da Sustentabilidade. Isso porque o local onde ela está localizada era um incinerador de lixo, que acabou por contaminar o solo e também o prédio. Por isso, o projeto da construção foi feito de forma que o contato com o solo não exista. O espaço para os pedestres é demarcado por meio de decks de madeira ecológica. Além disso, o prédio do incinerador foi desintoxicado: retirou-se 60 toneladas de resíduos do local. Ali vai funcionar um espaço de exposição. Há também um palco com arquibancadas, horta terapêutica, plantação de biocombustíveis e 700 metros de área para caminhada. Quer saber mais sobre o projeto arquitetônico da praça? Então, não deixe de ver nossa reportagem sobre o assunto.
Para a comunidade
A inauguração será também uma surpresa para os moradores e trabalhadores da região. A maior parte deles não sabia que a praça estava sendo construída e também não tinha conhecimento de que naquele espaço funcionava um incinerador.
Mas quem for conhecer vai ter oportunidade de saber todos os detalhes do projeto da praça. Por toda a área há painéis falando sobre sustentabilidade e sobre as ações realizadas para tornar a construção possível.
O quê: Praça Victor Civita
Onde: r. Sumidouro, Pinheiros, São Paulo – SP
Funcionamento: todos os dias da semana, das 7h às 18h