Casa Created with Sketch.

Panqueca de doce de leite argentina: aprenda a receita original!

O chef Daniel Mansour ensina a preparar uma das sobremesas mais pedidas do restaurante Parrilla Ladrillo

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

Um chão revestido de ladrilhos, mesas quadradas e redondas, um painel de espelhos e um salão cheio de janelas. É nesse ambiente em que os clientes do Parrilla Ladrillo apreciam as criações do chef argentino Daniel Mansour. De volta ao Brasil em 2006, Mansour, que morou no Guarujá, em São Paulo e no Rio de Janeiro na década de 80, abriu em parceria com amigos o restaurante Parrilla Ladrillo, especializado em cozinha argentina. De acordo com o chef, a culinária portenha está num momento de auge em São Paulo e os brasileiros estão cada vez mais interessados em pratos como mollejas, chinchulines, morcillas e chimichurri. As especialidades da casa são: bife al ladrillo, cejas, risoto de palmito com damasco e robalo com purê de couve-flor. Nas sobremesas, o destaque vai para a banana flambada e para a tradicionalíssima panqueca de doce de leite. “Para os argentinos o dulce de leche é tão nacional quanto a caipirinha para o brasileiro. Ele é, inclusive, mais consumido do que o chocolate”, conta o chef Mansour. Para esta receita, o chef indica o uso da marca La salamandra, a mesma dos alfajores Havanna, mas se você preferir pode preparar o seu próprio doce de leite caseiro de acordo com as dicas abaixo.

 

Parrilla Ladrillo

av. Pavão, 454 – Moema, São Paulo – SP

tel.: (11) 3562 – 6499

 

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

Panqueca de Dulce de Leche

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 50 minutos

 

Ingredientes para a massa da panqueca

1 ovo batido

1 ½ xícara ou 250 g de farinha de trigo

2 ½ xícaras ou 250 ml de leite

1 colher de chá de açúcar

1 pitada de sal

 

Ingredientes para o doce de leite

½ litro de leite integral

1kg de açúcar

 

Modo de preparo do doce de leite Coloque o leite e o açúcar em uma panela. Mexa com uma colher de pau até que o líquido tome a consistência de um creme e se desprenda do fundo. Tire do fogo e bata bastante com a colher de pau até esfriar.

Modo de preparo da massa Num liquidificador coloque a farinha, o leite e o sal. Bata tudo por cerca de dois minutos até que a mistura fique homogênea. Em uma frigideira antiaderente untada com um pouco de óleo, coloque, com o auxílio de uma concha, quantidade suficiente de massa para cobrir o fundo. Vire os lados para fritar por igual. Coloque as massas, uma a uma, em papel manteiga ou papel absorvente para que elas não grudem. Repita a operação até que acabe a massa. Recheie com duas colheres de sopa de doce de leite. Na hora de servir, esquente a panqueca no micro-ondas por 30 segundos. Para quebrar o excesso de doce da sobremesa e deixar a panqueca ainda mais irresistível, sirva com uma bola de sorvete de creme.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s