Casa Created with Sketch.

Os segredos da cozinha da vovó

Aos 92 anos, Lucy de Andrade Machado mantém a tradição de registrar a mão os segredos culinários da família – e oferece seus cadernos a filhos, netos e sobrinhos

01-os-segredos-da-cozinha-da-vovo

 (/)

A letra miúda inclinada para a direita preenche rápido as páginas pautadas. Com duas esferográficas, uma azul e outra vermelha, para destacar as informações mais importantes, a paulistana Lucy de Andrade Machado copia dezenas de receitas até compor mais um caderno –  exatamente como faziam a mãe,  Zenaide, e a avó Rita Porfíria. Como uma zelosa guardiã das tradições culinárias da família, ela trata de levar adiante o legado. Sempre que alguém do clã se casa ou decide morar sozinho, dona Lucy folheia cuidadosamente as dezenas de cadernos que acumulou ao longo da vida, alguns herdados, outros produzidos por ela,  e seleciona os pratos prediletos do presenteado. “Levo uma semana para terminar cada caderno. Ligo meu som e escrevo até cansar”, conta. “Um dos meus filhos vive perguntando por que não imprimona internet. Mas, se me divirto, por que parar?”

02-os-segredos-da-cozinha-da-vovo

 (/)

Desde mocinha, quando frequentava o Curso de Formação Familiar para aprender a cozinhar e cuidar da casa, Lucy coleciona receitas recortadas de jornais e revistas ou copiadas do rádio eda TV – depois de testadas, passaas melhores a limpo. Mas oculto aos cadernos antigos tem outro significado. São registros preciosos de costumes de tempos passados, que contam episódios importantes da história da família. Os oito volumes deixados pela avó, uma paulista de Franca, sisuda como ela só, começaram a ser escritos em 1911– e alguns, por exemplo, exibem a caligrafia de seu avô André Martins. “Era um hábito do qual os homens também participavam”, diz. Cada receita puxa um fio da memória. A gelatina servida dentro de laranjas era especialidade da mãe e encantava a criançada da casa. “Depois de dissolver as folhas de gelatina, virava uma cadeira sobre a mesa, amarrava um pano nos pés e filtrava o líquido.” O vatapá paulista, que mistura frango e camarão, era segredinho da sogra.“ Ela engrossava o creme de arroz com azeite de dendê e leite de coco.” Já a farofa de farinha de milho com ovo e muita cebola traz gostosas recordações do pai. “Sempre que preparo, pergunto a ele: ‘Está vendo aí de cima?’

03-os-segredos-da-cozinha-da-vovo

 (/)

Ao reescrever receitas antigas, Lucy tem o cuidado de atualizá-las.Unidades de medida que caíram em desuso, como o arrátel (equivalente a 459,5 g), ou imprecisões típicas de outros tempos,como o bolo de arroz com rapadura que leva “1 prato raso não muito cheio de fermento”, evoluem para se adaptar aos utensílios contemporâneos, sem reduzir o impacto emocional que continuam carregando. Certa vez, Lucy lembrou que guardava a receita dos famosos biscoitinhos da prima Carolina, que morreu ao dar à luz a primeira filha, Isabel. Vasculhou os guardados, colou o manuscrito original na folha de rosto de um caderno novo, copiou outras receitas da família nas páginas seguintes e deu o caderno à moça, que já tinha 20 anos. “Como ela não conheceu a mãe, ficamos muito emocionadas”, lembra. Além de zelar pelos registros escritos, Lucy ajuda a construir a memória gustativa da família cozinhando. A coleção de panelase colheres de pau cresce sem parar com a ajuda dos herdeiros, que trazem peças novas de viagem. E não costuma ter descanso. Em sua casa, localizada em Itu, interior de São Paulo, sempre tem um quitute cheiroso saindo do forno. “Se um dos netos faz aniversário, mando escolher o que quer comer”, conta.Entre seus hits estão o bolo de laranja, coberto com glacê bem branquinho, e o pão caseiro de abobrinha. Sem falar no patê de ovos, na sopa de tomate com queijo branco, nas bolachinhas de queijo… Se depender de sua disposição, Lucy ainda vai preencher muitos cadernos de receitas. “Nunca paro de querer as coisas, quem estaciona morre.”  Simples assim.

 

Confira algumas receitas da Dona Lucy

 

 

04-os-segredos-da-cozinha-da-vovo

 (/)

 

Pão de abobrinha

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo

1 ½ xícara de açúcar

1 xícara de nozes picadas grosseiramente

1 ½ colher (sopa) de fermento em pó

4 ovosl 2/3 de xícara de óleo

2 xícaras de abobrinhas com casca raladas

2 colheres (chá) de casca de limão ralada

Modo de fazer

Misture a farinha de trigo, o açúcar, as nozes e o fermento. Reserve. Em outra vasilha, bata os ovos, o óleo, as abobrinhas e a casca de limão. Acrescente a mistura de farinhas e mexa bem, sem bater. Coloque em fôrma de bolo inglês, untada com manteiga e enfarinhada – a massa deve ocupar 2/3 da forma. Leve ao forno, a 180 ºC, por cerca de 1 hora.

 

05-os-segredos-da-cozinha-da-vovo

 (/)

Bolo de laranja

Ingredientes

– Bolo

4 ovos

1 pitada de sal

2 xícaras de açúcar

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento

240 ml de suco de laranja fervendo

– Calda

180 ml de suco de laranja

1 colher (sopa) de açúcar glacê

2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Suco de laranja o quanto baste

Modo de fazer

Bata as claras em neve, com 1 pitada de sal, e depois junte as gemas delicadamente. Adicione o açúcar e bata bem. Junte a farinha peneirada, o fermento e, por fim, o suco. Asse em fôrma de furo untada e enfarinhada, a 180 ºC, até dourar. Deixe amornar, desenforme, faça pequenos furos e regue o bolo com uma calda rala feita com suco e açúcar. Reserve. Prepare o glacê pingando algumas gotas de suco sobre o açúcar de confeiteiro, até formar uma pasta cremosa, e coloque sobre o bolo.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s