Casa Created with Sketch.

Os 10 mandamentos de uma vida sem desordem

Uma casa organizada com tudo guardado em seu devido lugar é muito mais prática e confortável. Livre-se agora do que não precisa e viva melhor

1-mandamentos-de-uma-vida-sem-desordem

 (/)

É bem possível que você veja fotos de ambientes lindos, arrumados e harmoniosos na internet, no Pinterest e nas revistas e pense: minha casa nunca vai ser assim. Mas é possível! Liberar espaço na sua casa – e na sua vida – eliminando as coisas que não lhe servem mais (como estas 10 coisas que você deve remover do seu quarto imediatamente) é extremamente benéfico e vale o esforço. Tudo o que você precisa é seguir alguns princípios básicos:

1. Respeite os limites de espaço

Deixe que o tamanho da sua casa dite a quantidade de coisas que você pode ter e não o contrário. Se as portas do armário não fecham mais e as gavetas vivem emperrando de tanta coisa que tem dentro, ao invés de desejar um armário maior ou mais gavetas, pense em diminuir a quantidade de roupas que tem.

2. Limpe frequentemente

Mesmo que você tenha conseguido reduzir a quantidade de coisas no espaço que você tem, existe algo inexplicável que faz com que material inútil se acumule. Por isso, algumas vezes por anoreserve um tempo para olhar tudo o que tem e descartar e doar o que não usa mais. Você se sentirá muito mais leve e a sua casa agradecerá.

2-mandamentos-de-uma-vida-sem-desordem

 (/)

3. Tenha um lugar para tudo

Um lugar para tudo e tudo no seu lugar. Parece clichê, mas é um dos melhores conselhos de organização. E mais: se você tem vários itens largados em mesas, bancadas, ou até no chão, talvez você precise de mais lugares para acomodar esse material, como caixas transparentes, uma cômoda, ou uma estante com vários compartimentos.

4. Não subestime a importância de uma gaveta para bugigangas

Toda casa tem pequenas coisas – canetas, fitas, pilhas e outros itens aleatórios – que não têm um espaço específico para serem guardados. Em vez de ficar quebrando a cabeça para encontrar um destino para cada um, tenha uma gaveta para essas coisas. Sempre que um item como esse aparecer, coloque-o ali e pronto.

5. Torne-se uma “guarda-tudo”

Essa pode ser a parte mais difícil de toda a organização, que é o tal do “colocar tudo em seu lugar na hora”! Aquele abridor de vinho que você usou, guarde! A saia que experimentou para sair, mas não gostou, guarde! É como um desafio, e uma hora você estará fazendo tão naturalmente que não pensará mais em deixar todas essas coisas largadas.

3-mandamentos-de-uma-vida-sem-desordem

 (/)

6. Seja lógico na hora de guardar as coisas

Itens de cozinha na cozinha, suas roupas, sapatos e itens pessoais no quarto… Armazenar as coisas de uma maneira lógica torna a tarefa anterior muito mais fácil.

7. Pare a desordem logo na entrada

Tenha um espaço logo na entrada de casa para colocar coisas que chegam e não são úteis, como correspondência irrelevante, brindes de compras pela internet entre outras coisas. Assim, você não se esquece de descarta-los e não corre o risco desses itens chegarem em outros cantos da casa, espalhando a bagunça.

4-mandamentos-de-uma-vida-sem-desordem

 (/)

8. Livre-se de papéis

Talvez dê um bom trabalho digitalizar documentos e papéis importantes. Mas uma vez feito, fica muito mais fácil de administrar tudo. O melhor: a bagunça vai embora!

9. A vida é feita de experiências, não de coisas

Somos bombardeados o tempo todo com propagandas, mas cada vez mais estudos mostram (e a sua própria vida deve provar isso constantemente) que não são as coisas que nos fazem felizes, e sim as experiências que temos na vida. Então, da próxima vez que for comprar algo, pense se esse dinheiro não seria melhor gasto em um período de férias ou em uma noite agradável. Uma das vantagens é que você não terá que encontrar um espaço para guardar essas coisas dentro de um armário.

5-mandamentos-de-uma-vida-sem-desordem

 (/)

10. Perdoe-se e tente novamente

Não se esqueça que ninguém é perfeito e que a casa de ninguém é perfeita. Então, se você se descuidar da arrumação por uma semana ou um mês não se desespere: nunca é tarde para tentar outra vez.

 

 

Fonte: Apartment Therapy

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.