O que o amarelo transmite na decoração segundo o Feng Shui

Confira o que o tom amarelo, cor da alegria e da energia, pode agregar na casa!

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 jan 2025, 14h30 - Publicado em 16 jan 2025, 13h00
Paleta de cores vibrantes e brasilidade dão cara de casa à apê de 98 m². Projeto de Patrícia Viegas. Na foto, sala, poltrona estampada, parede amarela.
Projeto de Patricia Viegas. (Tuca Reines/Divulgação)
Continua após publicidade

Amarelo na decoração: qual o seu poder?

O amarelo é uma cor vibrante e contagiante, capaz de iluminar ambientes e despertar sensações positivas. Traz consigo a energia do sol, transmitindo alegria, otimismo e vitalidade. Integrar o amarelo na decoração é trazer para dentro de casa a força da natureza, criando espaços acolhedores e cheios de vida.

Apê divertido ganha área de pole dance e lavabo colorido. Projeto de TT Interiores. Na foto, varanda gourmet, parede de azulejos coloridos, bancada amarela.
Projeto de TT Interiores. (Fotos: Maura Mello/Produção visual: Bendita Bossa/Divulgação)

Segundo Dirceu Galhardi, consultor de feng shui, radiestesia e cromoterapia, o amarelo é um tom yang, que estimula o otimismo e a positividade. “Ele é um tom yang, isto é, excitante, quente e solar. Por isso, estimula o otimismo em relação à vida”, afirma. A cor também está associada ao elemento terra, transmitindo a sensação de estabilidade e segurança, “Por remeter ao elemento terra, ainda nos ajuda a fincar os pés no chão”, acrescenta Galhardi.

Porta camarão em muxarabi revela cozinha com marcenaria verde em apartamento. Projeto de Vivi Cirello. Na foto, quarto, cabeceira amarela.
Projeto de Vivi Cirello. (Fotos: Renato Navarro/Produção: Manuela Figueiredo/Divulgação)
Continua após a publicidade

A nutricionista Roseli Rossi explica a relação da cor com a saúde cardiovascular: “Alimentos amarelados possuem alto teor de betacaroteno, pigmento envolvido na síntese da vitamina A e poderoso antioxidante, que combate as doenças cardiovasculares”.

Varanda de apartamento de 236 m² virou urban jungle. Projeto de Vivi Cirello. Na foto, plantas, árvore, folhagem, buffet amarelo.
Projeto de Vivi Cirello. (Renato Navarro/Divulgação)

Seja nas paredes, nos móveis ou em detalhes decorativos, o amarelo é uma cor versátil que se adapta a diferentes estilos. Uma dica para quem deseja um toque vibrante, sem exageros, é apostar em objetos decorativos, como almofadas, mantas e quadros, que trazem pontos de cor ao ambiente. Para os mais ousados, pintar uma parede de amarelo pode ser a solução ideal para transformar a energia do ambiente, criando um ponto focal cheio de personalidade.

Continua após a publicidade
Publicidade