Casa Created with Sketch.

O poder da amizade verdadeira

Amigos são uma rede segura sobre a qual podemos nos jogar de olhos fechados. Eles fortalecem a nossa saúde e nos deixa mais motivadas

amizade1

 (/)

Ter amigos queridos a nossa volta traz carinho, cumplicidade e solidariedade ao dia-a-dia. Além disso, fortalece o sistema cardiovascular e o rendimento no trabalho, sabia? A tese é defendida pelo pesquisador norteamericano Tom Rath, no livro O Poder da Amizade – Descubra a Importância Que os Amigos Têm para Sua Saúde, Seu Desempenho Profissional e Sua Satisfação com a Vida (ed. Sextante).

Uma pesquisa da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, realizada em 2001, com doentes cardíacos, mostrou que os mais fechados, com menos de quatro amigos, corriam duas vezes mais risco de morrer por deficiência do coração.

“Os amigos são ótimos amortecedores quando enfrentamos obstáculos e desafios, o que melhora nosso desempenho cardiovascular, a capacidade de recuperação e ainda diminui os níveis de tensão”, escreve ele.

“Amizades íntimas satisfazem a necessidade de aceitação, confirmam valores e representam uma escuta fundamental para superar obstáculos com mais eficiência”, afirma a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association Brasil (ISMA-BR), associação voltada à pesquisa, prevenção e tratamento do estresse.

Em termos fisiológicos, a falta desse elo aumenta os níveis de cortisol, hormônio liberado em situações de tensão e perigo, e que enfraquece o sistema imunológico. É por isso que indivíduos solitários são mais vulneráveis aos efeitos do estresse e acabam adoecendo.

Amizade é parceria e confiança

A troca é um dos aspectos mais valiosos da amizade. “Com os amigos, podemos compartilhar experiências, solicitar e oferecer ajuda, enfim, estabelecer relações afetivas que poderão nos acompanhar por toda a vida, nos altos e baixos”, diz a psicóloga Denise Romero, professora do curso de psicologia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Mas isso só acontece quando há confiança. “Poder acreditar nas pessoas, sabendo que são sinceras e que se preocupam realmente com o nosso bem-estar, é fundamental para fortalecer o laço”, reforça Denise.

Como qualquer parceria, a amizade requer esforço, doação de tempo e atenção. “Amigos não caem do céu. Temos de cultivá-los, muitas vezes fazendo pequenos sacrifícios em nome do outro”, destaca Ana Maria.

Entre os cuidados implícitos na amizade, há ainda a franqueza. Até que ponto falar o que pensamos é benéfico para quem escuta? “Podemos e devemos ser francos, mesmo que, em alguns momentos, precisemos dizer coisas desagradáveis que o outro não aceite”, opina Denise. “Saber que o outro deseja o nosso bem é a melhor forma de lidar com essa situação”.

Os amigos do trabalho

A proximidade entre colegas de equipe é benéfica e não gera distração ou isolamento em relação aos demais funcionários. “Novos estudos sugerem que amizades no trabalho aumentam a satisfação com o emprego, o sucesso na carreira e aumentam em 7 vezes o empenho na função exercida”, aponta o Rath.

Quem tem o privilégio de contar com camaradas no ambiente de trabalho se diverte enquanto produz, faz mais em menos tempo, tem boas ideias, sente-se valorizado e consegue desenvolver seus pontos fortes. O que mais um empregador pode querer de um contratado?

amizade2

 (/)

Quantidade X Qualidade

Nessa época de redes sociais, em que temos centenas de supostos amigos, precisamos tomar cuidado e valorizar as relações verdadeiras. “Não precisamos ter um universo de amigos amplo; a qualidade das relações é o mais importante”, aponta Tom Rath.

“A diferença entre amigos e conhecidos é que os primeiros nos completam, estão disponíveis de verdade, já os segundos nos dão a falsa sensação de preenchimento, mas ali não há intimidade nenhuma”, analisa Ana Maria.

Será que você tem amigos de verdade?

Quer saber se você tem amigos de verdade? Faça o seguinte exercício: em uma folha de papel, escreva o nome de todas as pessoas que vierem à sua mente. Depois, circule apenas as figuras próximas e, por fim, desenhe uma estrela ao lado daquelas com quem pode contar em qualquer situação.

“Essa representação produz um impacto enorme, pois mostra de verdade se ele está bem servido de bons amigos ou se precisa se movimentar mais para cultivar sua rede de afetos”, explica Ana Maria.

No meio de tantos candidatos a posto tão nobre em nosso coração, a profissional dá identificarmos um amigo de verdade: “Os grandes amigos têm os ouvidos mais apurados que a boca; acolhem muito mais do que julgam”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. piero batista

    Temos que ter amigos!!! Aqueles de vedade para os momentos de alegria e tristeza!

    Curtir