Casa Created with Sketch.

O home office que mais combina com seu signo

A astróloga Silvia Bacci explica como o zodíaco interfere no estilo de vida e ajuda a planejar o home office sob medida para cada signo.

01-o-home-office-que-mais-combina-com-seu-signo

 (/)

Áries

Decidido, não tem tempo a perder e gosta de tudo do seu jeito. Por isso possui boas razões para abrir o próprio negócio ou atuar como autônomo, adotando o modelo home office. Inquieto, provavelmente vai usar este espaço apenas durante parte do dia, intercalando-o com atividades externas e saídas para espairecer. Quanto mais arejado e amplo for o escritório, mais tempo ele permanecerá lá.

Seu estilo moderno dialoga com móveis de linhas retas, funcionais. O ferro, material associado a este signo, pode estar presente na estrutura da mesa de trabalho, numa escultura ou num adorno de parede. Itens organizadores, desde que práticos, combinam com o temperamento do ariano, tipo nada acumulador. Áries pertence ao elemento fogo. Sua cor é o vermelho, que deve ser usado apenas em algumas peças, como uma cadeira, uma luminária ou um arranjo de flores. O abuso de tons vibrantes poderia estimular a impaciência e a irritabilidade. Seu planeta regente, Marte, é o mais masculino de todos, fazendo com que seus nativos, inclusive as mulheres, não escolham acessórios delicados, que transmitam fragilidade.

Como são estimulados por desafios, uma boa opção de enfeite é uma miniatura que represente seu esporte favorito. E uma dica que pode fazer a diferença: o ariano típico deveria ter um saco de boxe ou uma esteira ergométrica perto da estação de trabalho. Afinal, energia para extravasar, ele tem de sobra.

 

Touro

O taurino precisa de conforto e sossego enquanto produz. Com frequência, quem é deste signo incomoda-se com a falta de organização e com o barulho dos colegas, fatores que afetam sua concentração. Ao dispor do espaço de trabalho em casa, além de evitar o trânsito, estes nativos podem seguir o próprio ritmo, sem ser pressionados pela urgência alheia.

Seu ambiente ideal é composto de móveis sólidos e duráveis, em geral feitos de madeira. É só seguir o estilo clássico, sem grandes surpresas. Touro é um signo do elemento terra, daí seus nativos apresentarem uma afinidade maior por obras de arte e jardinagem. O taurino sente motivação e alegria ao ter belos quadros, esculturas de cerâmica e uma planta para cuidar, por menor que seja, em seu home office.

As cores associadas a Vênus, seu planeta regente, são o rosa e o verde. Elas podem compor o clima, marcando presença em peças de tecidos macios, como almofadas, cortinas e mantas para enfeitar a poltrona. Este é o signo mais ligado aos cinco sentidos. Além do toque agradável, outras influências positivas para sua jornada de trabalho vêm da boa música e das essências aromatizadoras.

A busca pelo prazer está por trás de todas as escolhas de Touro. Para que seu escritório em casa seja perfeito, nada melhor que um cantinho dedicado à gula. Com os biscoitos preferidos deste nativo expostos numa linda bandeja, sua disposição será renovada.

 

02-o-home-office-que-mais-combina-com-seu-signo

 (/)

Gêmeos

Multitarefa, quem é de Gêmeos tem sua atenção fragmentada por causa da diversidade de seus interesses. Mesmo que possua local oficial de trabalho, ter um home office pode ser uma boa opção para sair de cena e realizar atividades que exijam dedicação exclusiva. Seu desafio é criar um espaço que seja motivador, mas que, ao mesmo tempo, não o leve à dispersão.

A mobilidade do geminiano pode se traduzir em móveis com rodízios, fáceis de ser trocados de lugar. Seu estilo de decoração é informal e bem-humorado. O amarelo está associado a ele por ser estimulante dos processos mentais. A combinação de estampas, os mosaicos e o patchwork refletem a variedade de possibilidades que esta fascinante personalidade oferece. Mercúrio, regente deste signo do elemento ar, é o mensageiro dos deuses. E o geminiano se alimenta de trocas de informações o tempo inteiro e tem uma rotina movimentada. Uma mesa em forma de L pode materializar essa característica, proporcionando duas ou mais posições para que ele varie conforme a atividade. Receber clientes e parceiros pode ser uma delas. Uma estante para seus livros e um revisteiro são bem-vindos, pois ele não se limita às consultas virtuais.

Peça-chave neste home office, o telefone justifica o investimento em um aparelho charmoso. Este profissional precisa ter por perto um quadro magnético, pronto para ser preenchido com lembretes e ideias que merecem ser preservados.

 

Câncer

O canceriano é fortemente ligado ao lar e à família, o que lhe dá motivos de sobra para trabalhar em casa. Em alguns casos, sua ocupação profissional é desempenhada em conjunto com parentes, dando continuidade a uma tradição familiar. Seu desafio é separar bem os diferentes papéis para que as questões domésticas não interfiram no trabalho, e vice-versa.

O signo do elemento água é regido pela Lua. As cores branca e prata, mais adequadas, podem ser combinadas com detalhes de tonalidades fortes para evitar a monotonia. Os nativos deste signo valorizam um estilo intimista e tradicional, sem grandes ousadias ou peças modernas, e privilegia as formas arredondadas. Seu home office precisa transmitir aconchego para que a criatividade se manifeste. Sentimental, romântico e imaginativo, o nativo gosta de estar cercado de objetos que tenham valor afetivo ou que remetam ao passado. Móveis antigos, enfeites de inspiração retrô, presentes de familiares e álbuns de fotografias compõem o clima saudosista.

A sensação de estar trabalhando próximo a quem ama pode ser intensificada por meio de porta-retratos com fotos dos entes queridos, especialmente dos filhos. Para um canceriano, é revigorante sentir o aroma gostoso de comida caseira em seu home office, anunciando o horário do almoço. Poder dar uma escapada até a cozinha no meio da tarde e roubar um pedaço de bolo, então, nem se fala.

 

03-o-home-office-que-mais-combina-com-seu-signo

 (/)

Leão

Este é um signo de liderança e carisma, movido a reconhecimento. Mas muitas vezes atinge um estágio em que a carreira solo se mostra mais atraente. Neste caso, a opção de trabalhar em casa pode estar relacionada à necessidade de se tornar o próprio chefe.

Um home office verdadeiramente leonino expressa a forte autoestima deste signo de fogo, regido pelo Sol. Ainda que pequeno, seu espaço precisa ser organizado de forma que o nativo não se sinta confinado, perdendo a majestade. Como seus parceiros de fogo, Áries e Sagitário, Leão é espaçoso. A diferença é que quem é desse último signo merece sentir-se rei no próprio espaço de trabalho, sem economizar nas escolhas. O jeito é ter poucas e boas peças e investir um bom dinheiro nelas. Nada pode estar entulhado e, ao mesmo tempo, alguma nobreza precisa extravasar. Móveis claros, com áreas vazadas, podem contribuir para fazer um ambiente pequeno parecer maior e, assim, ficar mais atrativo para este vaidoso usuário. Obras de design assinado, quadros, fotografias de momentos importantes de sua carreira e uma prateleira para exibir os prêmios recebidos também ressaltam o orgulho leonino de ser.

É interessante que haja uma ótima insolação ou uma iluminação que compense a área enxuta. Esta personalidade calorosa está associada à luz e ao brilho solares. Não por acaso, suas cores são o dourado, o laranja e o amarelo-ouro.

 

Virgem

O mais disciplinado de todos os signos leva vantagem ao adotar o esquema home office. Ninguém é tão organizado e sistemático quanto o virginiano. Ele sabe bem como definir os limites entre a vida pessoal e o trabalho, criando métodos para ser eficiente, mesmo se a jornada for dentro de casa.

A decoração deve ser minimalista. Nada por faltar, nada por sobrar. Tudo ali é colocado com propósito. Prateleiras, nichos, gavetas, arquivos, tudo é devidamente planejado – e identificado – para facilitar a vida deste dedicado profissional, que pode fazer as instalações sozinho a fim de garantir um acabamento perfeito. Sua praticidade é típica do elemento terra. O estilo discreto deste nativo combina com cores neutras, como o bege, o cinza e o azul-marinho. Uma afinidade com os elementos naturais o faz apreciar tapetes de sisal e almofadas de algodão, desde que os elementos estejam sempre bem-arrumados.

Observador e seletivo, o virginiano é regido pelo planeta Mercúrio. Sua verdadeira alegria está em ser um excelente prestador de serviços. É capaz de catalogar inúmeras informações, sobrecarregando sua mente. Para evitar o estresse, precisa aproveitar suas habilidades manuais, fazendo pausas durante a jornada de trabalho. Boas opções de distração são a produção de pequenas peças de artesanato, os jogos de montar que exigem raciocínio lógico e os objetos que propiciam atividades relaxantes, como o jardim zen.

 

04-o-home-office-que-mais-combina-com-seu-signo

 (/)

Libra

O libriano pode demorar a convencer-se de que o home office é o modelo de trabalho mais adequado a ele. Uma vez tomada a decisão, suas dúvidas recairão sobre a decoração. Ele está sempre em busca da melhor alternativa e, justamente por isso, segue indeciso.

Vênus, regente deste signo do elemento ar, dá a seus nativos um apurado senso estético, que garante escolhas refinadas e elegantes. O escritório deve proporcionar uma agradável sensação de conforto, obtida por meio da harmonia do conjunto. Tons suaves de rosa, verde e azul-claro são os mais indicados – tonalidades berrantes, ao contrário, acabam perturbando sua concentração em vez de favorecê-la.

Diplomático, o nativo tem os relacionamentos como prioridade. Além disso, é um grande anfitrião. É interessante separar um espaço para receber seus parceiros de negócios e clientes. Na ambientação, peças de inspiração oriental (leques, iquebanas, porcelanas, bonsais) combinam com o estilo pacífico de Libra, que busca o equilíbrio por meio de simetria, estampas lisas e o uso de uma cor predominante.

Este é um dos signos mais suscetíveis à atmosfera do próprio local de trabalho. Por isso, cercar-se de flores, obras de arte, objetos com frases motivadoras ou poemas é uma ótima sugestão.

Mimos deixados na própria gaveta, como bombons ou seu hidratante preferido, também proporcionam um dia muito mais feliz.

 

Escorpião

Concentrado e dedicado à profissão, o escorpiano pode trabalhar num escritório convencional e ainda criar um home office para ter mais privacidade nas pesquisas que tanto aprecia. Os nativos são ótimos cientistas! Reservados, sabem atuar em grupo, mas sentem a necessidade de preservar-se um pouco.

Plutão, planeta regente deste signo do elemento água, torna os escorpianos misteriosos, carismáticos e sedutores. Gostam de uma decoração minimalista, porém com alguma peça marcante, simbolizando seu forte temperamento. Um vaso ou um tapete vermelho- escuro, uma elegante cadeira de couro preto ou ainda o contraste do preto com o branco em motivos geométricos em almofadas, caixas organizadoras ou xícaras de café agradam. Iluminação indireta, couro e veludo ajudam a compor um clima envolvente.

A transformação está intensamente associada a Escorpião. Nenhum outro signo gosta tanto de reformar e reaproveitar recursos, alterando o espaço a sua volta. Intuitivo, em geral se interessa por temas como ciência, psicologia e esoterismo. Mas qualquer que seja sua atividade, será mais bem exercida em um home office que estimule sua curiosidade, sua motivação e sua incansável determinação. Um espaço – seja uma mera prateleira, seja uma mesinha de canto – para a literatura zen e científica, manuais de autoajuda e objetos associados ao autoconhecimento, como baralhos de tarô, potencializarão sua aguçada percepção.

 

05-o-home-office-que-mais-combina-com-seu-signo

 (/)

Sagitário

Quem é de Sagitário tem o espírito livre e aventureiro. Quando resolve abraçar uma atividade independente, precisa de uma área de trabalho à altura de suas necessidades, que não são poucas.

Neste home office, a amplitude é tudo. O sagitariano sente-se incomodado em ambientes apertados, pois tem dificuldade de lidar com restrições. Caso o espaço seja de proporções modestas, isso pode ser compensado por uma grande janela e uma cortina translúcida para não concorrer com a visão externa.

Júpiter, regente deste signo de fogo, está associado à grandiosidade. Não é raro que seus nativos superdimensionem o local e comprem móveis de proporções exageradas – daí ser importante o nativo medir muito bem as peças antes da compra. Por esse motivo, também, talvez ele não se contente em montar o escritório no quartinho de empregada, o que é muito comum hoje em dia, e prefira instalar seu escritório na varanda. O melhor é seguir o desejo, pois o segredo de sua produtividade está em sentir-se à vontade.

Uma cadeira forrada de estampa divertida, um gaveteiro enfeitado com adesivos, canecas coloridas usadas como porta-lápis sempre o inspiram. Outras importantes características são sua paixão pelo conhecimento, pelos animais e pelo turismo. Ele gosta de cercar-se de lembranças trazidas de viagens e de suas maiores aventuras. Suas cores são o azul e o violeta, que possibilitam muitas variações de tons.

 

 

Capricórnio

Ambicioso e focado em objetivos, o capricorniano típico sabe percorrer pacientemente o caminho da ascensão profissional. Pode deixar uma corporação ao constatar que seus esforços não resultarão no que ele almeja, nem a longo prazo. Ao adotar o modelo home office, trabalhará com afinco usando o que sabe.

Toda a disciplina de Saturno, planeta regente deste signo de terra, combina com uma estação de trabalho sóbria, na qual os elementos são escolhidos pela funcionalidade, como móveis de madeira de linhas retas. O cinza, o grafite e o bege-escuro são os tons associados a este signo. E a presença de relógios no ambiente simboliza o quanto as pessoas de Capricórnio são hábeis na administração do tempo.

Mas também é preciso leveza em meio à toda a seriedade desta ambientação, evitando a melancolia e o pessimismo, sensações bastante familiares a estes nativos. Nesse sentido, pontos de cor espalhados pelo espaço conseguem um grande resultado. Que tal uma moldura de quadro vermelha, apoios para copo pink e azul-royal ou um conjunto para cafezinho com xícara de uma cor e pires de outra? Dono de um humor inteligente, o nativo também vai gostar de ter a sua volta quadros com frases espirituosas e miniaturas de personagens divertidos. O capricorniano só deve tomar cuidado para não se tornar um workaholic. Fotografias da família ajudam a desviar um pouco sua atenção do mundo dos negócios e relaxar.

 

06-o-home-office-que-mais-combina-com-seu-signo

 (/)

Aquário

A grande motivação aquariana para ter um home office é a liberdade. Ele representa a possibilidade de não estar atrelado a uma rotina e de atuar no mercado de maneira autônoma, livre de supervisões rígidas. No entanto, o signo do elemento ar precisa dos contatos e aprecia o trabalho em equipe. Essa aparente contradição é resolvida com a participação intensa do nativo nas redes sociais e em eventos promovidos por associações de sua categoria profissional.

Sempre de olho no futuro, quem é regido pelo planeta Urano não segue a moda, contudo tem ousadia e antecipa tendências. Não quer luxo, porém gosta de cercar-se do melhor em termos de tecnologia. A escolha da cadeira para este ambiente requer uma avaliação criteriosa – quem adora ficar muitas horas conectado deve investir num modelo bem confortável.

A decoração arrojada permite algumas surpresas, como peças de designers outsiders, que ainda não caíram nas graças do grande público, um móbile do sistema solar ou objetos feitos por entidades como o Greenpeace ou o Projeto Tamar (já que os aquarianos costumam abraçar causas coletivas). Suas cores são o azul, o cinza-azulado e detalhes cromados.

Um mural de alumínio com fotos dos amigos pode ser bastante inspirador, pois as amizades têm um lugar especial no fraterno coração do aquariano. Nele, haverá espaço para a turma do clube, para os colegas da física quântica e para os diversos amigos virtuais.

 

 

Peixes

Dono de uma personalidade complexa, o pisciano costuma adaptar-se ao mundo corporativo, sonhando com a oportunidade de ter uma atividade que lhe traga mais realização pessoal. Quando isso acontece, ele adota o home office não só como local de trabalho mas também como refúgio, no qual ele pode recarregar suas energias em privacidade.

Este sensível e criativo signo confere a seus nativos empatia e talento artístico, que podem ser usados em muitas áreas. Não é raro que as pessoas de Peixes criem uma aura de mistério e inspiração em seu ambiente de trabalho – e que ele mais pareça um ateliê ou uma sala de meditação que um escritório.

Regido por Netuno, o signo do elemento água combina com uma decoração que transmita suavidade e fluidez, composta de formas arredondadas e peças de vidro. Tudo o que encanta e ilude os sentidos é estimulante, como as transparências, a iluminação indireta, os aromas delicados e a música. A produtividade pode aumentar com uma trilha sonora adequada, o que inclui os sons da natureza.

Este home office merece tonalidades claras de verde e azul, associados ao oceano. É interessante montar um cantinho para relaxar, com almofadas, incensos, velas perfumadas e objetos que representem as crenças do pisciano. O estilo, mais ou menos místico, vai depender do toque pessoal de cada um.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.