Casa Created with Sketch.

O guia da suculenta: conheça as espécies e como cultivá-las

Já matou uma suculenta afogada? Isso é muito comum: apesar de serem fáceis de cuidar, existem deslizes graves que atrapalham o cultivo

#terrarium #terrariums #terrariumlove #succulent #succulents #nature #aloevera #succulentslover #loveplants

A post shared by Little Garden (@little.garden27) on

Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto: aqui, vamos falar do segundo grupo, as primas dos reis do deserto, pequenas, gordas e sem espinhos.

Não é muito difícil tomar conta de uma suculenta. Então, se você ama plantas, mas costuma assistir as verdinhas definharem apesar dos seus esforços, suculentas podem ser a solução. Carol Costa, jornalista especializada em jardinagem, explica: tudo que elas precisam é de muito sol e pouca água.

Porém, existem alguns truques importantes. Um deles é estar atento à rega: é muito comum afogar as suculentas no cultivo em casa. Para evitar que as raízes fiquem empoçadas, invista em vasos com furos (mesmo que elas não estejam em um modelo tradicional, como os exemplos desta outra reportagem) e em uma mistura de areia com terra para drenagem.

Mas e a frequência da rega? A quantidade semanal será diferente dependendo da estação do ano e da temperatura. Mais que focar em um número específico de irrigações, repare na aparência da planta e da terra, que deve ser mantida úmida, nunca encharcada.

Para medir, é só fingir que a terra é aquele bolo de chocolate delicioso no forno e espetar um palito. Se ele sair sujo, ainda não está pronto. Ou seja: não é hora de regar. Saindo seco, pode pegar a quantidade de água de um copinho descartável de café e colocar, devagar e com bom senso.  Uma boa ideia é usar uma bisnaga plástica, como aquelas de lanchonete, para dosar bem a quantidade. Para as suculentas grandes, o esquema é o mesmo, porém com medidas maiores.

These pretty terrariums are available from @joythestore 🦄💕🙌🏼

A post shared by 🌿 Cara @hallandcoeventdesign (@cara.ching) on

Preste muita atenção no tamanho de sua planta. Suculentas que se tornam compridas, com folhas bem separadas e até um pouco desmilinguidas, sofrem com falta de luz solar. A planta saudável é bem compacta. Leve-as para tomar banhos de sol durante a manhã para evitar que elas percam seu formato natural.

Evite também aqueles pedriscos brancos, pequenos, usados para enfeitar vasos: eles nada mais são que mármore picado e, molhados, liberam um pó que faz mal para a planta. No lugar deles prefira coberturas naturais como casca de pinus e palha de arroz.

As suculentas deram certo, você gostou muito e agora quer replantar? Fazer a muda é fácil: corte o caule da suculenta e deixe-o secar por dois dias – se ele for replantado imediatamente, encherá de fungos. Depois é só coloca-lo novamente na terra e esperar a planta “pegar”!

Conheça algumas espécies de suculentas que ficam lindas em casa:

Leia também: Como cuidar de cactos, suculentas e agaves.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Catches fluctuated between 7.7 and 16.8 million kg 17 and 37 million lbs
    in 1890-1920, and gradually declined between 1921-66.

    Curtir

  2. Hey exceptional blog! Does running a blog similar too this require a great deawl of work?
    I’ve very lttle expertise in codibg but I hhad been hoping too start my own blog inn
    the near future. Anyhow, if you hhave any ideas or
    techniques for new blog ownmers please share. I understand this is off subject
    but I just wanted to ask. Thank you!

    Curtir

  3. Elisa Santos

    Adorei as dicas e amo essas plantas. Cultivo ha mais de 3 anos e trabalho com elas tb. Se você quiser conhecer meu trabalho basta acessar meu site http://comocuidardesuculentas.com/lembrancinhas-suculentas bjoss

    Curtir

  4. João Brinati

    Muito legal, parabens pelo post!
    http://plantinhasuculenta.com.br/

    Curtir