Casa Created with Sketch.

Instalação do Google decide qual estilo de decoração mais combina com você

Experiência imersiva monitorou os batimentos cardíacos dos visitantes para determinar qual ambiente os deixaram mais confortável

 (Reprodução/Design Milk/Casa.com.br)

Já sei o que você pensou quando leu esta chamada: isso é tão Black Mirror! Mas convenhamos, escolher entre tipos estilos de decoração – clássico, contemporâneo, minimalista, escandinavo… – em uma lista que parece não ter fim, pode ser um problema na hora de decorar uma casa ou um ambiente. Foi partindo desse princípio que o Google propôs, durante a Semana de Design de Milão, uma curiosa instalação em que a tecnologia ajudou os visitantes a perceberem qual estilo os fez sentir melhor.

 (Reprodução/Design Milk/Casa.com.br)

Calma, eu explico! Ao entrarem, os visitantes colocavam uma pulseira desenvolvida pela Google Hardware, para que aspectos físicos, como batimentos cardíacos, fossem monitorados. Depois, entravam por cinco minutos em três salas diferentes, com os temas Essencial, Vital e Transformadora.

 (Reprodução/Design Milk/Casa.com.br)

Em tons terrosos, a sala Essencial trazia uma iluminação indireta e piso de madeira. As texturas ficavam por conta do tapete criado pela artista Claudy Jongstra, do revestimento das paredes e do tecido do sofás e das almofadas.

 (Reprodução/Design Milk/Casa.com.br)

Já a sala Vital, como o nome sugere, trazia vibrações através da iluminação – um recorte na parede e no teto que emitia luz fria feito pela designer dinamarquesa Sabine Marcelis – e das cores dos mobiliários. Na parede, um ombré nos tons de azul, rosa e branco.

 (Reprodução/Design Milk/Casa.com.br)

Por último, a sala Transformadora seguia uma linha mais minimalista e monocromática. Três materiais tinham força no ambiente: madeira, vidro e aço. Na paredes, um papel que imitava mármore.

 (Reprodução/Design Milk/Casa.com.br)

Após o passeio, os visitantes recebiam um relatório que apontava os momentos de calma e estímulo durante a visita. Desta forma era possível tirar conclusões sobre quais tipos de ambientes e decoração os deixaram mais confortáveis, mesmo quando não estavam prestando atenção nisso.

A instalação ocupou o Spazio Maiocchi, em Milão, e foi uma parceria do Google com o laboratório Internacional Arts + Mind da Universidade John Hopkins e Suchi Reddy, do escritório de design e arquitetura Reddymade. Todo o mobiliário usado era da dinamarquesa Muuto.

E agora fica a pergunta: qual destes três ambientes te fez sentir melhor?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s