Continua após publicidade

Inspiração do dia: Humans of NY e a fotografia que emociona o mundo

O projeto Humans of NY, que já tem livro publicado, vem inspirando muita gente ao redor do mundo

Por Mari Bruno
Atualizado em 20 dez 2016, 18h42 - Publicado em 17 dez 2015, 15h02
Humans of NY

Quando o fotógrafo Brandon Stanton começou o projeto Humans of NY, em 2010, fazendo cliques de pessoas na rua e contando suas histórias em posts via facebook, ele sequer imaginava que o seu trabalho ganharia tanta repercussão. Reconhecido internacionalmente hoje, o profissional viu sua série crescer em público e inspirar muita gente a ouvir o outro e fazer o bem.

Scientist

Uma das fotografias mais recentes de Brandon inspirou, por exemplo, o ator Edward Norton a arrecadar fundos para um refugiado fotografado em Istambul, na Turquia. Chamado nos posts apenas de ‘o cientista’, o sírio conta a história de sua vida, da perda de parte de sua família em um ataque de bomba e da descoberta de um câncer: “Vi esta história em um dos meus sites favoritos, Humans of New York, e ela me comoveu às lágrimas. Este homem sofreu uma perda profunda que iria esmagar o espírito de muitas pessoas e ele ainda quer apaixonadamente uma chance para contribuir positivamente para o mundo. Se não acolhermos pessoas como esta em nossas comunidades e ajudarmos seu sonho de fazer um impacto com a sua vida, então nós não seremos o país que dizemos a nós mesmos que somos”, ele diz na plataforma de financiamento colaborativo Crowdrise, onde a campanha está acontecendo e contabiliza mais de 445 mil dólares em doações para a família.

Vidal

Esta não foi o único caso. No início do ano, Brandon se deparou com Vidal Chastanet, aluno de 13 anos da Mott Hall Bridges Academy, que fica no bairro com maior índice de crime em Nova York. Quando o fotógrafo perguntou quem o influenciou mais na vida, o garoto disse que era a diretora da escola. Logo em seguida, Brandon criou uma página no site de financiamento colaborativo Indiegogo, onde quase 1.5 milhão de dólares foram arrecados em apenas 20 dias de campanha para enviar os alunos do 6º ano para um passeio na universidade de Harvard. O sucesso foi tanto que a bolsa de estudos The Vidal Scholarship Fund (em homenagem ao menino) também foi criada.

Aya

Mais recentemente, o fotógrafo iniciou um abaixo assinado online, direcionado para o presidente Barack Obama, para trazer a intérprete iraquiana Aya Abdullah, que presenciou a guerra desde pequena, para os Estados Unidos. Casos inspiradores como esses que provam que a fotografia é uma grande aliada das causas humanitárias no mundo hoje. 

Publicidade