Casa Created with Sketch.

Horta dentro de casa: 6 boas ideias para quem quer uma

Reunimos algumas ideias que já apareceram no casa.com.br e ensinamos como cultivar uma horta dentro de casa

1. Jardim Vertical. A primeira solução para cultivar uma horta em sua residência é fazer um jardim vertical. Quem ensina a dica é a engenheira agrônoma Liana Machado Gama, da Associação Reciclável. Sua sugestão é cultivar os temperos em diversos vasinhos e deixá-los suspenso nas paredes da residência. Essa é uma forma de aproveitar os pequenos espaços. Você pode conferir o passo a passo completo de como fazer o seu próprio jardim suspenso.

1-horta-dentro-de-casa

 (/)

2. Garrafas PET. Quer ser ainda mais sustentável? O designer Marcelo Rosenbaum se apropriou de garrafas pet e as ressignificou, aproveitando cada uma delas como suporte para cultivar plantas e temperos. De posse dos “vasinhos” que elas geraram, ele pendurou tudo na parede e criou um lindo jardim vertical. Veja o passo a passo.

2-horta-dentro-de-casa

 (/)

3. Plantário tecnológico. Quem tem dinheiro para investir pode comprar esse plantário, uma tecnologia apresentada pelos arquitetos Marila Filártiga e Beto Gebara na Casa Cor Santa Catarina, em 2015. O aparelho permite cultivar plantinhas em condições especiais e mais saudáveis para o jardim. Descubra como ele funciona.

3-horta-dentro-de-casa

 (/)

4. O parapeito é um espaço raramente utilizado. Marcelo Possidonio e Bianca Gatto viram ali o lugar ideal para dispor uma pequena horta. A ideia de usar pegadores de grãos veio por acaso. “Olhei para eles em uma visita ao centro de abastecimento do Estado da Guanabara [Cadeg] e me perguntei: por que não?”, conta Bianca, que acrescentou uma leiteira como cachepô. Com o auxílio de uma furadeira, fez-se um furo no fundo de cada recipiente. Assim, possibilitou-se a drenagem da água excedente, recolhida por pratinhos de chá que pertenciam a um jogo de louça antigo. Depois de uma camada de seixos, os vasos receberam terra adubada até cerca de dois dedos da borda. Próximas da janela, as espécies escolhidas aceitam bem o sol pleno. Confira a matéria completa.

4-horta-dentro-de-casa

 (/)

5. Janelas na janela. O apartamento pequeno não impediu o morador, que adora preparar receitas para a mulher e os filhos, de ter hortaliças à mão. “Aproveitei o único espaço possível: a janela da cozinha”, revela o arquiteto Neto Porpino, de São Paulo, autor do projeto. Ele encaixou uma chapa de vidro incolor 10 mm de 1,78 x 0,15 m (Golden Glass) em dois suportes metálicos e sobre ela dispôs oito vasos em cachepôs de plástico colorido (Albano). Como a esquadria é do tipo máximo-ar, as plantas não atrapalham o abre e fecha.

5-horta-dentro-de-casa

 (/)

6. Varanda sempre verde. Quando mudou de uma casa com jardim para este apartamento pequeno, no Rio de Janeiro, a jornalista Clarice Ribeiro fez questão de encontrar um espaço para sua horta. A solução da arquiteta Ana Paula Souza foi ocupar a varanda integrada à sala, a área de melhor insolação do imóvel. “As ervas enfeitam e perfumam. Muitas vezes, os vasos estão tão bonitos que trago para o interior”, diz a moradora. Inspire-se com a ideia.

6-horta-dentro-de-casa

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s