Festa Junina: mingau de milho verde com frango

Renata Gallo, do blog Frango com Banana, ensina a receita tradicional de mingau de milho verde de Tatuí que vem acompanhada de frango

Por Por Vanessa D'Amaro Foto Renata Gallo
Atualizado em 20 dez 2016, 20h17 - Publicado em 17 jun 2010, 01h14
Um título para uma foto sem titulo

Junho é sinônimo de Festa Junina! Em um único mês, são três comemorações: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). Mas o mais gostoso dessa época do ano é tomar um vinho quente comendo um prato caipira. Para incrementar o seu cardápio de Festa Junina, nós convidamos a blogueira Renata Gallo, do Frango Banana que faz parte da rede de blogs do Casa.com.br, para ensinar uma receita muito especial: o mingau de milho verde, prato tradicional da região de Tatuí, no interior de São Paulo.”Mingau de milho salgado pouca gente conhece e pouca gente comeu, mas quem comeu, repetiu”, conta. Como acompanhamento para o mingau, Renata preparou um frango ensopado que é servido com algumas gotinhas de limão. “Fica uma delícia, eu garanto”, conclui.

 

Mingau de Milho Verde de Tatuí

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 4 porções

 

Ingredientes para o mingau

10 espigas de milho (que renderão 1 litro de caldo de milho)

Continua após a publicidade

1 litro de água

1 colher de sopa de manteiga

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

1 tablete de caldo de galinha

Continua após a publicidade

Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo do mingau

Passe a faca na espiga e, com o mínimo de água, bata o milho no liquidificador.

Peneire. Se você achar que ficou ralo demais, junte uma colher da mistura que ficou na peneira ao líquido.

Reserve.

Continua após a publicidade

Derreta a manteiga e refogue o alho e a cebola.

Depois junte o tablete de caldo de galinha e 1 litro de água.

Quando a água estiver quase fervendo, junte o caldo de milho aos poucos.

Mexa sem parar por cerca de 30 minutos.

Tempere com sal e pimenta.

Continua após a publicidade

 

Ingredientes para o frango

1,5 quilo de frango em pedaços temperado (coxas e sobrecoxas cortados à passarinho)

1 colher de sopa de açúcar

1 cebola picada

2 tomates picados

Continua após a publicidade

1 lata pequena de extrato de tomate

Água

Cheiro verde

 

Modo de preparo do frango

Em uma panela, polvilhe o açúcar. Assim que ele começar a caramelizar, coloque o frango temperado (com sal, pimenta do reino e limão). O açúcar deixa o frango douradinho, além de dar um gosto especial.

Depois de dourar o frango, acrescente a cebola e o tomate.

Quando murcharem, junte o extrato de tomate e um pouco de água para refogar o frango.

Deixe cozinhando e, para finalizar, acrescente o cheiro verde picado.

 

Modo de montar Para servir, coloque no prato o mingau de milho e, por cima, o frango ensopado. Tempere o prato com algumas gotinhas de limão, de preferência, limão-rosa.

Publicidade