Casa Created with Sketch.

Feng Shui no quarto pode te ajudar a dormir melhor

Sente que não consegue descansar totalmente? Separamos, aqui, algumas dicas para te ajudar a converter esta situação

 (KatarzynaBialasiewicz/Getty Images)

Com a correria da rotina, uma boa noite de sono é essencial, mas nem sempre é possível. Muitas coisas podem interferir neste momento importante – barulhos, estresse, ansiedade e preocupações diversas, infelizmente muito comuns na pandemia.

Um descanso de qualidade restaura a vitalidade, elimina os resíduos cerebrais e te ajuda no processamento de informações, efeito importante na hora de trabalhar, gerando um bem-estar físico e psicológico. Apesar da alimentação, exercício físico, horários e outros fatores colaborarem para isso, existe um elemento que talvez você não tenha considerado: o ambiente do seu quarto.

 (Jessica Rapp/Apartment Therapy)

Levando em consideração que passamos cerca de um terço da vida dormindo, você merece um santuário para deitar com tranquilidade. O estado de repouso te deixa tão suscetível à influência de energias que o seu quarto deveria receber muita atenção, a partir do momento que distúrbios de sono, sonhos vívidos e insônia são recorrentes de forças negativas e prejudiciais ao longo prazo.

Logo, o método chinês Feng Shui auxilia na disposição dos móveis e decorações, criando um ambiente seguro e aconchegante dentro de casa. A filosofia antiga de organização de espaço faz com que boas energias fluam e, ao inserir no design e planejamento espacial, pode melhorar sua qualidade de vida. 

 (KatarzynaBialasiewicz/Getty Images)

“Feng Shui é uma técnica aplicada para apoiar a energia da mente e do corpo. Durante o sono, o corpo entra em seu estado mais vulnerável para que o descanso, a restauração e a cura possam ocorrer. Por isso, [o quarto] impacta diretamente na saúde e harmonia da pessoa”, explica Jen Stone, fundadora do Feng Shui Journalvia Apartment Therapy

 

Confira algumas regras básicas para facilitar a chegada de bons sonhos e um fluxo de forças ideais, lembre que estas estão em constante mudança.

Coloque a cabeceira da cama contra uma parede sólida

Esta configuração permite a movimentação das energias. Sendo assim, evite colocar a cama contra uma janela ou no meio do quarto, pois o apoio da parede oferece proteção e abrigo dos elementos que entram da janela. 

Se você possui um espaço pequeno e colocar contra a janela é sua única opção, invista em uma cabeceira alta ou cortinas pesadas – te protegendo de qualquer força intrusa. 

 (Anastasiia Krivenok/Getty Images)

Evite alinhar a cama com a porta

Se isso não puder ser impedido, coloque alguma peça entre a cama e a porta para interromper o fluxo de energia. Mas tenha em mente que ter uma visão da porta, sem alinhar, gera uma sensação de segurança e proteção.

Posicionamento do espelho

Certifique-se de que qualquer espelho grande no quarto não aponte na direção da cama. Apesar de abrir espaço, tornar o ambiente mais claro e convidativo, este objeto é um ativador e sua disposição pode dar a sensação de que a pessoa está trabalhando e não dormindo.

 (extraspace.com/Reprodução)

Cores de acordo com os cinco elementos

Madeira, fogo, terra, metal e água são os cinco elementos do Feng Shui. Para esta etapa, pesquise um pouco sobre a história da sua propriedade – você precisará do ano em que foi construída e da direção, na bússola, para a qual sua entrada está voltada. Com essas informações você consegue calcular as estrelas voadoras – nove potências energéticas – cada estrela possui uma simbologia específica e suas influências – associadas à cores, formas, atividades e diversos outros fatores. 

Projeto de Roberta Devisate

Projeto de Roberta Devisate (Juliano Colodetti/Casa.com.br)

Para vincular cor aos elementos, use azul e verde para madeira; vermelho, laranja ou rosa para fogo; tons marrons para terra; preto para água; e branco, prata e pastéis claros para metal.  

Brinque com as paredes, colchas, plantas e objetos únicos – há muitas maneiras de incluir uma paleta no quarto, solte a imaginação! Ao fundir este conhecimento em seu espaço, você fornece energias propícias para tranquilidade e bloqueia as ruins que inspiram infortúnio.

*Via Apartment Therapy

Veja também

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.