Casa Created with Sketch.

Não faça você mesmo álcool em gel caseiro

Sim, existem por aí tutoriais no Youtube e vídeos de celebridades ensinando como é “facinho”, só que as coisas não são tão simples assim. A gente explica:

 (Reprodução/Casa.com.br)

Com a pandemia de Coronavírus, alguns itens tornaram-se escassos e, consequentemente, “valiosos”, assim como papel higiênico e álcool gel. Bem, se você é uma das pessoas desesperadas por um pouco de álcool gel, pode parecer muito tentador aproveitar o tempo da quarentena e fazer o seu próprio em casa.

MAS POR FAVOR, NÃO FAÇA ISSO! Sim, existem por aí tutoriais no Youtube e vídeos de celebridades ensinando como é “facinho” fazer seu álcool gel caseiro, só que as coisas não são tão simples assim. A gente explica.

 (Reprodução/Casa.com.br)

O que faz o álcool gel ser uma substância útil no combate ao Coronavírus é a sua concentração, que deve ficar entre 60% e 80%. O problema de fazer você mesmo o produto é que em casa não tem aparelhos de precisão para medir concentração de soluções e saber se você está fazendo na concentração correta.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Pode ser que seu álcool DIY fique forte demais, ataque sua pele e pegue fogo quando você passar perto do fogão; ou que ele fique fraco demais e você ache que está protegido quando não está. Sem mencionar que algumas receitas envolvem água quente, o que pode ser muito perigoso perto de álcool.

Os álcoois gel no mercado têm controle de qualidade e inspeção sanitária, o que garante que eles são mesmo anti-sépticos, algo que as versões domésticas (ou as compradas em locais duvidosos) não têm.

 (Reprodução/Casa.com.br)

E se você não encontrou álcool gel na farmácia, como proceder? Faça sua higiene com o bom e velho sabão. Lavar as mãos direito, em água corrente, por 20 segundos é sim uma maneira efetiva de combate ao Covid-19. Lembre-se de lavar entre os dedos, nas unhas e no dorso. Uma boa dica é manter as unhas mais curtas nessa quarentena, para que elas acumulem menos sujeira.

 (Reprodução/Casa.com.br)

O álcool gel é uma alternativa de higiene para quando você não tem como lavar as mãos na pia. Então, se você consegue trabalhar de casa nessa quarentena, não precisa ficar usando álcool gel toda hora, nem comprando todos os frascos no supermercado. Deixe para quem precisa mais e não pode ficar em casa, como os profissionais da saúde, os funcionários de supermercados, os entregadores e os funcionários da limpeza urbana.

O Conselho Federal de Química criou uma página para esclarecer dúvidas sobre o assunto. Segundo a instituição, que foi referência para elaboração desse texto. Não deixe de conferir o site para mais informações!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s