Casa Created with Sketch.

Dicas certeiras para deixar a casa sempre cheirosa e aconchegante

Três fatores são fundamentais para garantir uma casa acolhedora e sempre limpa; confira quais são eles e veja dicas preciosas para seguir

Quarto com cama de casal, tapete azulado, da Phenicia Concept, decorado pela arquiteta Thaisa Camargo.

Quarto com cama de casal, tapete azulado, da Phenicia Concept, decorado pela arquiteta Thaisa Camargo. (Marco Antonio/CASA CLAUDIA)

Não há nada melhor do que chegar em casa depois de um dia corrido e encontrar nela um lugar tranquilo e acolhedor para repousar. Um cantinho arrumado e cheiroso é fundamental para recarregar as energias, e uma casa aconchegante tem tudo a ver com os cuidados que temos com ela.

A rotina às vezes atrapalha, mas ela não pode se tornar uma barreira para o seu bem-estar. Mais do que colocar a casa em ordem, é fundamental deixá-la saudável, e acredite, isso não é uma missão impossível. Três fatores precisam ser levados em conta para uma casa cheirosa e aconchegante: os cuidados com cama, mesa e banho, a rotina de faxina ideal e os produtos de limpeza certos para cada necessidade.

Planeje-se!

 (Reprodução/Houzz)

Se você enfrenta dias corridos e conta com pouco tempo para a faxina, faça um planejamento semanal para realizar todas as tarefas com organização. Com ele você não só economiza tempo e esforço, como também garante que nenhum detalhe importante será esquecido.

“Sabemos como o dia a dia é corrido e que, muitas vezes, deixamos alguns cuidados com a casa para depois. Uma boa dica para deixar ela sempre saudável é montar um cronograma de limpeza que pode ajudar a manter seu lar sempre bem arrumado e limpo”, afirma Amanda Jimenez, coordenadora de desenvolvimento de produtos para o cuidado com a casa da Unilever Brasil.

Os cuidados certos para cada cômodo

 (Reprodução/Houzz)

Um dos locais que mais precisam de atenção é a cozinha, o banheiro e o chão dos ambientes. Utilizar um bom limpador, como um desengordurante ultra rápido para o fogão e pia ajuda muito a manter o ambiente limpo por mais tempo e de forma fácil. No banheiro, uma boa solução é utilizar cloro no formato gel, que permite que o produto se fixe melhor inclusive em superfícies verticais como o vaso sanitário. 

Já no chão, faça a solução de 150ml de cloro no formato gel em meio balde de água (5 litros), despeje na superfície e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, passe um pano úmido ou enxágue bem para garantir que todo o produto foi retirado, finalizando a limpeza com um pano seco e limpo. 

Não negligencie as roupas de cama, mesa e banho

 (Reprodução/Houzz)

Um quarto limpo e acolhedor é quesito obrigatório para os momentos de relaxamento. As roupas de cama, mesa e banho, por exemplo, são itens que necessitam de atenção redobrada durante o dia a dia, por que estão sempre em contato com o nosso corpo e impactam diretamente na nossa qualidade de vida.  Uma roupa de cama bem cuidada influencia, e muito, na qualidade do sono.

De acordo com uma pesquisa feita pela Unilever Brasil, os brasileiros têm o hábito de trocar as roupas de cama e banho, em média, uma vez por semana. Por isso, o mais indicado por especialistas é higienizar estas peças com os produtos específicos para os cuidados que os enxovais exigem, como a lavagem em água morna e o uso de sabão neutro suave. 

Aposte em velas e aromatizadores naturais

Para garantir uma casa cheirosa e ainda mais confortável o ano inteiro, que tal deixar os ambientes perfumados com aromatizadores naturais? Você mesmo pode fazer um desses se souber utilizar os materiais corretos. Uma dica infalível é o aromatizador feito com limão, lima, alecrim e extrato de baunilha. É só é incrementar o odor lima-limão, feito com fatias colocadas na água, com algumas gotas de extrato de baunilha e alguns ramos de alecrim. Veja mais opções aqui.

Veja também

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s