Continua após publicidade

5 dicas para abastecer a despensa sem desperdício na Black Friday

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina a planejar as compras de alimentos em ofertas e garantir melhor aproveitamento

Por Redação
24 nov 2023, 07h48
 (Reprodução/Country Living)
Continua após publicidade

As promoções de Black Friday podem ser uma boa oportunidade para abastecer a despensa com vários alimentos, mas também pode significar desperdício se as compras não forem planejadas de forma eficiente. “A organização inclui como armazenar, consumir e controlar a validade de cada produto para que seja possível o consumo sem que nenhum perca suas características sensoriais e segurança sanitária”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

A especialista dá 5 dicas práticas para ajudar a escolher os alimentos na hora da compra e ensina como eles devem ser guardados para durar mais tempo e não perder as propriedades nutricionais.

Planejar o armazenamento

freezer
(Reprodução/InterDesign/Amazon)

Muitos alimentos frescos podem ter seu prazo de validade aumentado se armazenados congelados. “Antes de tudo, é preciso verificar qual é o espaço que tem para congelar e que quantidade comporta. Com essa informação, fica mais fácil aproveitar as ofertas, principalmente de carnes e frutos do mar. Uma dica é congelar tudo em porções para o preparo de uma refeição, já que depois de descongelado não é recomendado recongelar o mesmo alimento cru”.

Verificar prazo de validade

12-novidades-para-sua-cozinha
(Divulgação/Casa.com.br)

Alimentos não perecíveis, com prazo de validade maior, podem ser comprados em maior quantidade. “Portanto, é fundamental avaliar a data no rótulo das embalagens. Vale lembrar que após abertos, perdem a validade descrita pelo fabricante, mas o tempo que temos para consumir após abrir as embalagens sempre estará escrito no rótulo do produto, e vale a pena ficar atento a essa informação”.

Organizar a despensa

Estante da sala de apartamento de 165 m² une nichos, adega e bar. Projeto de Eliana Souza. Na foto, despensa com prateleiras.
Projeto de Eliana Souza. (Vilhora/Casa.com.br)

Deixe sempre os alimentos que vão vencer primeiro armazenados na frente daqueles com prazo de validade maior. “Isso vai ajudar a fazer o uso racional ao longo dos dias sem ter que ficar o tempo todo conferindo a validade de tudo o que tem na casa”.

Montar cardápio

lista
(Pixabay/Casa.com.br)

Faça uma lista incluindo o momento de utilizar cada alimento comprado na Black Friday. “Isso vai ajudar a otimizar o preparo, além de ser muito útil para as próximas compras para evitar a aquisição excessiva de alguns itens”.

Porcionar as frutas

Como-fazer-uma-máscara-para-cabelo-de-banana-11
(SHVETS production/Pexels)

Reserve uma parte para consumo in natura e o restante pode ser congelado para durar mais. “Faça polpas batendo as frutas com uma pequena quantidade de água e armazene no congelador por até 30 dias. Frutas vermelhas, como morangos, amoras e framboesas podem ser congeladas inteiras, em potes bem fechados, e usadas para o preparo de sucos, vitaminas, geleias e compotas”.

Publicidade