Casa Created with Sketch.

Deixe seu filho fazer arte e junte-se a ele

Trabalhos manuais trazem benefícios ao desenvolvimento das crianças e reforçam os laços com os pais. E não é preciso ter habilidades especiais – bastam vontade e paciência

01-deixe-seu-filho-fazer-arte-junte-se-a-ele

 (/)

Todo mundo sabe que a garotada adora pintar o sete, e estudos comprovam que a arte é importante durante o crescimento. Então, que tal vestir uma camiseta velha e se esbaldar com os pequenos, munidos de pincéis, tintas, telas e papéis? “Como os pais modernos têm tempo reduzido na companhia dos filhos, é preciso aproveitá-lo com a melhor qualidade”, diz a psicóloga e arteterapeuta Martha Miguel, de São Paulo. Ela explica que essa interação e a produção artística fortalecem a relação familiar e promovem melhoras no desenvolvimento e na educação. É claro que videogame e computador não estão proibidos. Segundo a especialista, “só é preciso dosá-los”. Cuidado também para não errar a mão na prática do artesanato, pois as atividades devem ser prazerosas, e não obrigatórias. “Proponha trabalhos curtos, deixe que eles escolham o que fazer e, principalmente, brinque junto”, orienta. Confira abaixo, três invenções caprichadas de mães arteiras servem de inspiração – e nada impede que pais, avós, tios e amigos entrem na onda.

Diversão e aprendizado no escritório da mamãe arquiteta

“Desde pequena, fui incentivada a pintar e a criar, o que orientou minha vocação profissional”, diz a paulistana Ana Luiza Almeida Prado Sawaia. Por isso, sempre que pode, ela reserva um tempinho para fazer trabalhos artesanais com os filhos: Marina, de 8 anos, e Gabriel, de 5. “Como tenho o hábito de desenhar, foi natural que eles quisessem ‘brincar’ disso”, conta. As sessões acontecem no home office da arquiteta, e os materiais são os mais diversos: guache, tinta para aquarela, lápis de cor… Só não entram materiais tóxicos, como solventes para tinta a óleo. Depois de finalizadas, as obras vão para o corredor – as molduras prontas, feitas de vidro, chapa e ganchos, permitem a atualização frequente. “A casa ganha um ar renovado e a autoestima dos meninos se eleva ao verem as criações em destaque”, comemora a mãe, que ainda diz perceber mais concentração e disciplina na dupla.

Aprenda a fazer um quadro com monotipia, uma técnica fácil de impressão, com Ana Luiza Almeida Sawaia.

 

A brincadeira se tornou a principal atividade da artista plástica

No ateliê da casa de Camila Di Giacomo, em São Paulo, Lorenzo, de 5 anos, passa horas se ocupando com materiais recicláveis. O espaço, batizado de Sucatinha de Luxo, nasceu com o intuito de aproximar as crianças do universo da arte e recebia os pequenos interessados. “Hoje, dou oficinas em escolas, hospitais e eventos”, explica. Muitas vezes, os cursos pedem a participação dos pais, que é fundamental, segundo ela. “Nas aulas de grafite, por exemplo, há uma lambança de tinta – é lindo ver os adultos se sujando com os filhos.” Nas horas vagas, a artista plástica faz questão de acompanhar as produções de sua cria. “O Lorenzo está cada vez mais criativo e sensível. Quando toma suco em embalagem de papel, logo pede que eu a guarde para depois inventarmos algo.”

Aprenda a fazer uma fruteira colorida usando a técnica de papietagem, com Camila Di Giacomo.

 

Toda a inspiração deles fica à mostra no blog

Designer, fotógrafa e dona de um endereço virtual onde publica as obras que cria com o filho, Estéfi Machado abriu mão da carteira assinada para trabalhar em casa, na capital paulista, e acompanhar de perto o crescimento de Teo, de 5 anos. “Ele sempre se interessou pelo que faço e, em cada fase, descobre uma habilidade, pintando, colando, espalhando areia pela sala”, orgulha-se a mãe. A maior satisfação, segundo Estéfi, é perceber como a produção com o pequeno fortaleceu o vínculo familiar. E essa relação incentivou os pais dos colegas de Teo. “Muitos se animaram, mas queriam ideias”, lembra. Foi aí que surgiu o blog, “para oficializar essa grande fonte de brincadeiras”. Hoje, a página tem cerca de 10 mil visitas diárias e a moça é chamada para ministrar aulas.

Aprenda a fazer um jogo americano com estêncial, com Estéfi Machado

 

Você também tem o hábito de arquitetar brincadeiras manuais diferentes com seus pequenos? Abrimos um grupo na Comunidade Minha Casa destinado a servir de mural para essas criações em família. Acesse e poste suas fotos por lá.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s