Dá para usar móveis para se exercitar? As musas fitness dizem que sim!

Quem disse que o sofá é o móvel preferido das pessoas sedentárias? Ou que ficar na cama mesmo após ter acordado é sinônimo de preguiça? Karina Bacchi e Solange Frazão revelam quais são os ambientes da casa em que gostam de treinar e quais móveis são os aliados do exercício físico

Por Gislene Pereira Atualizado em 14 dez 2016, 11h49 - Publicado em 26 out 2015, 16h27

“Exercitar-se em casa pode ser até mais prazeroso do que na academia”. Quem garante não é uma aluna-turista que foge da ginástica – aquela que paga a mensalidade, mas nunca aparece nas aulas – e, sim, a atriz e apresentadora Karina Bacchi, 39 anos, que há pouco mais de um ano e meio começou a mudar seu corpo com a malhação. “Antes eu me mantinha magra fazendo dieta, comendo pouco, mas, com os anos, percebi que estava ficando sem energia, flácida e precisava levar a atividade física a sério.” Foi quando frequentar a academia virou um prazer para Karina (ela se exercita até seis vezes na semana), só que o compromisso demanda um horário na agenda em que, às vezes, ela preferiria estar em casa. A solução? “Encaro vários ambientes como um local de treino: o quarto, o escritório, a escada, o jardim… Até os brinquedos do playground da casa dos meus pais se transformaram em aparelhos”.  

abre-Nas fotos acima, Karina mostra alguns movimentos que ela faz sem sair da cama

O quintal é um dos espaços da casa que Karina mais aproveita para praticar exercícios, principalmente aos fins de semana. “Treinar ao ar livre, em volta da piscina, traz um bem-estar muito grande e me permite passar mais momentos com meu marido e meus três cachorros, que acham que estou ali para brincar com eles”, fala. De fato, os Lulus da Pomerânia, Joy, Doll e Foffita recebem atenção especial da dona entre uma flexão de braço e outra – ganham até beijinhos, como ela mostra no vídeo abaixo:

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Basta um colchonete ou um tapete de ioga para montar o cenário ideal para uma sessão de abdominais, alongamento ou flexões de braço.

 

Ainda na área externa, os degraus da escada de concreto aparente se transformaram em acessórios para fazer afundos (funcionam como substitutos do step) e também para trabalhar os músculos abdominais e das costas, com o exercício prancha lateral.

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No interior da casa, Karina e o marido montaram um home office que serve de sala de ginástica nos dias chuvosos. “Nesse e nos demais ambientes, fizemos uma mistura com alguns móveis que eu trouxe da minha antiga casa em Barcelona, na Espanha, que foram escolhidos com a ajuda da designer de interiores Neza Cesar, e outros objetos com o estilo do meu marido, mais moderno e menos rebuscado.” O sofá com tecido verde e assento estampado – bem característico dos projetos de Neza — virou apoio para trabalhar glúteos, pernas e tríceps.

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Com 896 mil seguidores no Instagram, Karina se preocupa em só postar seus treinos após o aval de um especialista. “Minha ideia é que as pessoas se inspirem e comecem a se exercitar em casa, mas sem correr o risco de sofrer lesões”, alerta.

 

Alongue-se na sala de estar

A vida da personal trainer Solange Frazão, 52 anos, sempre foi teve a atividade física como protagonista – formada em Educação Física, ela trabalha na área há quase três décadas. Isso quer dizer que, mesmo ao chegar na casa de 500 m2 projetada pela filha, a arquiteta Thabata Frazão, a musa fitness arruma um tempinho para cuidar do corpo e de seu bem-estar. “Gosto de colocar uma música que tenha a ver comigo, sentar no chão da sala e fazer alongamentos – uma etapa muito importante para quem treina, inclusive, para evitar lesões”, fala Solange.

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A profissional — que possui 138 mil seguidores no Instagram – gosta de reservar entre 15 e 30 minutos por dia, três vezes por semana, para relaxar o corpo e a mente, e alongar os músculos mais utilizados no seu dia a dia. “Como passo muito tempo em pé, dou atenção especial para as pernas, costas, ombros e pescoço, onde a tensão fica acumulada”. Para que o ritual seja mais eficiente, Solange fecha os olhos, faz respirações profundas (enche completamente o pulmão de ar e solta devagar) e tenta fazer com que a mente não pense em nada – em profundo relaxamento. Tudo isso no lugar perfeito para o descanso: a própria sala de casa.

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