Dá para usar móveis para se exercitar? As musas fitness dizem que sim!

Quem disse que o sofá é o móvel preferido das pessoas sedentárias? Ou que ficar na cama mesmo após ter acordado é sinônimo de preguiça? Karina Bacchi e Solange Frazão revelam quais são os ambientes da casa em que gostam de treinar e quais móveis são os aliados do exercício físico

Por Gislene Pereira
Atualizado em 14 dez 2016, 11h49 - Publicado em 26 out 2015, 16h27

“Exercitar-se em casa pode ser até mais prazeroso do que na academia”. Quem garante não é uma aluna-turista que foge da ginástica – aquela que paga a mensalidade, mas nunca aparece nas aulas – e, sim, a atriz e apresentadora Karina Bacchi, 39 anos, que há pouco mais de um ano e meio começou a mudar seu corpo com a malhação. “Antes eu me mantinha magra fazendo dieta, comendo pouco, mas, com os anos, percebi que estava ficando sem energia, flácida e precisava levar a atividade física a sério.” Foi quando frequentar a academia virou um prazer para Karina (ela se exercita até seis vezes na semana), só que o compromisso demanda um horário na agenda em que, às vezes, ela preferiria estar em casa. A solução? “Encaro vários ambientes como um local de treino: o quarto, o escritório, a escada, o jardim… Até os brinquedos do playground da casa dos meus pais se transformaram em aparelhos”.  

abre-Nas fotos acima, Karina mostra alguns movimentos que ela faz sem sair da cama

O quintal é um dos espaços da casa que Karina mais aproveita para praticar exercícios, principalmente aos fins de semana. “Treinar ao ar livre, em volta da piscina, traz um bem-estar muito grande e me permite passar mais momentos com meu marido e meus três cachorros, que acham que estou ali para brincar com eles”, fala. De fato, os Lulus da Pomerânia, Joy, Doll e Foffita recebem atenção especial da dona entre uma flexão de braço e outra – ganham até beijinhos, como ela mostra no vídeo abaixo:

02a-da-para-usar-moveis-para-se-exercitar-as-musas-fitness-dizem-que-sim 02b-da-para-usar-moveis-para-se-exercitar-as-musas-fitness-dizem-que-sim

Basta um colchonete ou um tapete de ioga para montar o cenário ideal para uma sessão de abdominais, alongamento ou flexões de braço.

Continua após a publicidade

 

Ainda na área externa, os degraus da escada de concreto aparente se transformaram em acessórios para fazer afundos (funcionam como substitutos do step) e também para trabalhar os músculos abdominais e das costas, com o exercício prancha lateral.

03a-da-para-usar-moveis-para-se-exercitar-as-musas-fitness-dizem-que-sim 03b-da-para-usar-moveis-para-se-exercitar-as-musas-fitness-dizem-que-sim
Continua após a publicidade
03c-da-para-usar-moveis-para-se-exercitar-as-musas-fitness-dizem-que-sim

No interior da casa, Karina e o marido montaram um home office que serve de sala de ginástica nos dias chuvosos. “Nesse e nos demais ambientes, fizemos uma mistura com alguns móveis que eu trouxe da minha antiga casa em Barcelona, na Espanha, que foram escolhidos com a ajuda da designer de interiores Neza Cesar, e outros objetos com o estilo do meu marido, mais moderno e menos rebuscado.” O sofá com tecido verde e assento estampado – bem característico dos projetos de Neza — virou apoio para trabalhar glúteos, pernas e tríceps.

04a-da-para-usar-moveis-para-se-exercitar-as-musas-fitness-dizem-que-sim 04b-da-para-usar-moveis-para-se-exercitar-as-musas-fitness-dizem-que-sim
Continua após a publicidade
04c-da-para-usar-moveis-para-se-exercitar-as-musas-fitness-dizem-que-sim

Com 896 mil seguidores no Instagram, Karina se preocupa em só postar seus treinos após o aval de um especialista. “Minha ideia é que as pessoas se inspirem e comecem a se exercitar em casa, mas sem correr o risco de sofrer lesões”, alerta.

 

Alongue-se na sala de estar

A vida da personal trainer Solange Frazão, 52 anos, sempre foi teve a atividade física como protagonista – formada em Educação Física, ela trabalha na área há quase três décadas. Isso quer dizer que, mesmo ao chegar na casa de 500 m2 projetada pela filha, a arquiteta Thabata Frazão, a musa fitness arruma um tempinho para cuidar do corpo e de seu bem-estar. “Gosto de colocar uma música que tenha a ver comigo, sentar no chão da sala e fazer alongamentos – uma etapa muito importante para quem treina, inclusive, para evitar lesões”, fala Solange.

Continua após a publicidade
05-da-para-usar-moveis-para-se-exercitar-as-musas-fitness-dizem-que-sim

A profissional — que possui 138 mil seguidores no Instagram – gosta de reservar entre 15 e 30 minutos por dia, três vezes por semana, para relaxar o corpo e a mente, e alongar os músculos mais utilizados no seu dia a dia. “Como passo muito tempo em pé, dou atenção especial para as pernas, costas, ombros e pescoço, onde a tensão fica acumulada”. Para que o ritual seja mais eficiente, Solange fecha os olhos, faz respirações profundas (enche completamente o pulmão de ar e solta devagar) e tenta fazer com que a mente não pense em nada – em profundo relaxamento. Tudo isso no lugar perfeito para o descanso: a própria sala de casa.

Publicidade