Cor berinjela na decoração

A cor da berinjela saiu do prato e cavou nobre espaço na decoração contemporânea

Por Raphaela de C. Mello Atualizado em 20 dez 2016, 18h56 - Publicado em 11 jun 2012, 21h01
berinjela1

A natureza é prodigiosa em fabricar cores surpreendentes. Nessa apurada paleta, porções de azul e vermelho se combinam para que possamos admirar o tom púrpura e lustroso da berinjela – nutritivo fruto originalmente cultivado de forma ornamental na Índia, há 4 mil anos.

Apesar da pompa, o tom se ajusta a todos os estilos decorativos. “Em nome da leveza, recomendamos combinações com o rosa, o areia ou o off-white, contrapontos que ajudam a iluminar os espaços”, sugere o especialista em cores Carlos Piazza.

berinjela2

Composições vibrantes e femininas nascem da parceria com nuances de rosa mais fortes. Certa extravagância é permitida. Afinal, estamos lidando com um denso e requintado matiz.

Como, em geral, o azul prevalece nessa intensa mistura, a tonalidade esbanja sobriedade e sofisticação. “O tom berinjela remete a simbologias de poder, nobreza e luxo, já que, por muito tempo, o pigmento índigo foi exclusividade da realeza”, diz Carlos. Escuro como a noite, ele ainda representa mistério e sabedoria.

Continua após a publicidade

Publicidade