Casa Created with Sketch.

Conheça a Capela do Silêncio, na praça finlandesa Narinkka

A Kamppi Chapel of Silence, criada pelo arquiteto Mikko Summanen, é uma das construções mais bonitas da cidade. E propõe o silêncio em meio ao caos.

Quem passa pela movimentada praça Narinkka, na capital da Finlândia, tem o olhar capturado por uma das mais bonitas construções de madeira da cidade. O que parece uma escultura gigante num canto da praça é, para encanto dos olhos e da alma, uma capela. O nome não podia ser outro: Capela do Silêncio. “A intenção é que ao chegar ali a pessoa possa se isolar de tudo ao redor e entrar em sintonia com sua própria quietude”, diz o arquiteto finlandês Mikko Summanen, do escritório K2S Arquitetos, responsável pelo projeto.

bof-agosto-16_01

 (/)

Detalhes do projeto

 

No interior, o espaço de Mikko é pura suavidade e paz . As curvas de amieiro, árvore típica finlandesa, tornam o abrigo ainda mais agradável. A luz natural vem de pequenas janelas que circundam o teto e escorrega deliciosamente pelas paredes convexas de 11,50 m de altura. Inaugurado no último 31 de maio, o pequeno santuário é parte dos monumentos construídos no ano em que Helsinque vive o título de Capital Mundial do Design. Com suas linhas simples – ao todo a capela tem 352 m2 –, já mudou a paisagem da cidade e deixa seu legado de calma. {Kamppi Chapel of SilenCe} praça Narinkka, Helsinque, tarja.jalli@evl.fi

Entrevista com o arquiteto

 

BONS FLUIDOS – Qual foi sua maior inspiração para idealizar o projeto da Capela do Silêncio?

MIKKO SUMMANEN – Minha ideia foi criar um gesto de contraste no contexto urbano. Para uma praça que é cercada por prédios comerciais, pensei num espaço de silêncio. Por isso a construção é toda vedada.

 

BF – Da armação à fachada, do revestimento interior aos bancos, tudo é produzido da madeira?

MS – Sim. Usei abeto na fachada e amieiro no interior. Já os bancos são de freixo. Há uma longa tradição de empregar madeira nas igrejas e capelas finlandesas, mas esta é uma nova interpretação. O modelo foi construído em 3D num computador.

 

BF – Você pertence a uma nova geração de arquitetos. Qual seu conceito de nova arquitetura?

MS – Funcionalidade, autenticidade e experiência de espaço. Toda a atmosfera da capela é para estimular esse ato de contemplação.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s