Casa Created with Sketch.

Como lavar peças de algodão no inverno

O Movimento Sou de Algodão ensina como aumentar a durabilidade e conforto de edredons, blusas, moletons e calças jeans

Olha lá quem vem virando a esquina, vem o inverno com toda a alegria, esfriando… também conhecida como a estação em que as pessoas se vestem melhor (será?). É hora de tirar as peças quentinhas e confortáveis do guarda-roupa. Mas antes de usá-las, precisamos cuidar da higiene e deixar todas elas limpinhas e cheirosas.

O procedimento mais comum é colocar tudo ao mesmo tempo na máquina de lavar, mas você sabia que, no caso de peças de algodão, isso não é correto?

 (Divulgação/Casa.com.br)

É o que orienta o Movimento Sou de Algodão, que visa estimular o consumo da fibra na indústria da moda e promover o consumo consciente. Cada peça produzida com o algodão tem um manuseio específico de lavagem e secagem.

 (Divulgação/Casa.com.br)

A fibra é resistente, versátil e de fácil manutenção e os cuidados que devemos ter com as peças variam de acordo com a etiqueta. Por isso, antes de ceder ao impulso de cortá-las, é importante saber interpretar as informações que vão ajudar na durabilidade e conforto.

Confira as dicas e curta os dias frios com muito mais conforto com peças de algodão:

Edredom

 (Divulgação/Casa.com.br)

A peça mais quentinha do inverno, não podemos negar, é, geralmente, grande e pesada, e por isso mesmo necessita de alguns cuidados especiais no momento da higienização, principalmente, se for feito à máquina. Para a lavagem do edredom 100% algodão, o recomendado é:

  • Verificar a capacidade da máquina de lavar. O modelo de casal cabe nas com capacidade de 10 quilos para cima. Já aqueles maiores, de cama queen ou king, cabem apenas nas máquinas de 15 quilos;
  • Abrir a peça e colocá-la na máquina de lavar. Para uma lavagem efetiva, o volume de água deve ser suficientemente grande para diluir o detergente e realizar a correta lavagem, com livre movimentação da peça dentro do tambor;
  • Colocar a quantidade necessária de amaciante e usar uma configuração de lavagem delicada, em ciclo de água fria;
  • Após a lavagem, secar o edredom ao sol. Se você mora em apartamento ou outro lugar sem luz do sol direta, basta esticá-lo bem em duas cadeiras ou no varal de chão, deixando-o em uma área com boa ventilação.

Moletom

 (Divulgação/Casa.com.br)

O moletom está entre as peças usadas agora no friozinho. Para não perder a maciez e o conforto é importante seguir algumas dicas:

  • Deve ser lavado sozinho. Caso seja um conjunto da mesma cor, as peças podem ser lavadas ao mesmo tempo;
  • Coloque a peça na máquina no modo de lavagem para roupas delicadas, com detergente e amaciante;
  • Vire do avesso e estenda no varal e na sombra;
  • Se precisar usar a secadora, deixe na temperatura mínima possível.

Calça Jeans

 (Divulgação/Casa.com.br)

A calça jeans é uma peça essencial no guarda-roupa de homens e mulheres. Durável e confortável, a roupa já possui modelos modernos que podem ser usados de várias formas diferentes, ganhando um grande destaque dentro do seu armário. Dessa maneira, ninguém quer ter uma calça desbotada em casa, por isso, seguir estas dicas pode ser importante para garantir que ela se mantenha original por mais tempo:

  • A calça pode ser lavada com outras peças jeans mas não é recomendado lavá-las junto com peças feitas de outros tecidos;
  • A dica de ouro é lavar do avesso sempre com os botões e o zíper fechados. Apesar de ser uma peça resistente, vale selecionar o ciclo de lavagem para peças delicadas;
  • Não use alvejante com cloro, ele pode danificar a cor, por isso, use amaciante e detergente de sua preferência, próprio para uso em máquina;
  • Procure estender no varal e na sombra;
  • Se precisar usar a secadora, deixe na temperatura mínima possível.

Camisetas

 (Divulgação/Casa.com.br)

As camisetas de algodão requerem cuidados específicos. Caso não sejam tomados na lavagem, você corre o risco de estragá-las.

  • As coloridas devem ser lavadas separadamente, em especial nas primeiras lavagens, para não manchar as outras peças. Deixar as roupas do avesso também contribui para mantê-las como novas;
  • Devem ser colocadas na máquina no modo de lavagem para roupas delicadas;
  • Para secar e evitar marcas, pendure a peça com a parte da gola para baixo com dois prendedores, um em cada ponta;
  • O algodão é resistente ao calor e, por isso, é preciso para facilitar a tarefa e deixar a camiseta lisa e macia.
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.