Como cultivar violetas

Uma das plantas mais queridas das casas brasileiras se torna frágil quando exposta às intempéries. Cuide bem dela seguindo os conselhos da paisagista Paula Galbi

Por Texto: Keila Bis | Fotografia: Victoria Firmston/Getty Images Atualizado em 20 dez 2016, 18h26 - Publicado em 1 jul 2014, 19h43
01-especies-de-plantas-para-cultivar-no-banheiro (1)

Local

As violetas são delicadas e, por isso, devem ficar protegidas do frio, do vento e também do sol. Mas atenção: para que elas floresçam, é imprescindível que recebam luminosidade difusa ou indireta.

Plantio

Prepare o solo com composto orgânico ou terra bem rica em húmus. “Plante a muda, e encante-se vendo os brotinhos que nascem. Eles se multiplicam pelo enraizamento das folhas”, explica Paula.

Continua após a publicidade

Rega

No verão, regue duas vezes por semana e, no inverno, uma vez. “Como elas não gostam de solo muito úmido, coloque-as em vasos de barro com furos no fundo, que ajudam a drenar a água.“

Poda

A floração acontece quase o ano todo. Então, retire as fores e também as folhas conforme forem envelhecendo. “Quando estiverem bem grandes, é bom transplantá-las para vasos maiores.”

Adubação

A paisagista diz que deve ser feita duas vezes ao mês com adubo próprio para violetas. “No mais, é garantir uma boa iluminação e manter a umidade baixa para evitar o ataque de pulgões.”

Continua após a publicidade

Publicidade