Como cultivar Camélia

Linda e resistente, ela suporta bem as variações do tempo. O arquiteto e paisagista Benedito Abbud ensina como cultivá-la 

Por Texto: Ana Sant'Anna Atualizado em 20 dez 2016, 18h26 - Publicado em 19 ago 2014, 17h20
como-cultivar-camelia

Local

Branca, vermelha ou rósea, as camélias gostam de luz direta. Chegam a 1,80 metro de altura quando plantadas em vasos de 50 x 50 centímetros (altura x profundidade) e a 2,5 metros de altura se plantadas no solo.

Plantio

No vaso, coloque pedriscos no fundo e preencha com substrato para plantas. No solo, faça uma abertura de 60 centímetros de profundidade por 60 centímetros de diâmetro e misture a terra com o substrato.

Continua após a publicidade

Rega

Logo após o plantio – nas duas primeiras semanas –, regue a cada dois dias até encharcar. No verão, ague três vezes por semana e no inverno duas. A quantidade certa de água é a que deixa o solo somente úmido.

Poda

Ela tolera o clima quente, mas é no outono e no inverno que foresce. “A poda deve ser feita após o forescimento, na ponta dos ramos”, avisa o paisagista, de São Paulo. Não é necessário transplantá-la.

Adubação

O ideal é usar adubo foliar a cada três meses. “Dilua-o em água, conforme orientação do fabricante, e borrife na folhagem”, ensina o especialista. O bom de ser líquido é que, além de nutrir, hidrata.

Continua após a publicidade

Publicidade