Como cuidar de flores perfumadas

As lavandas, ou alfazemas, emanam um dos aromas mais agradáveis. A paisagista Ana Paula Magaldi ensina a cuidar desse presente da natureza.

Por Da redação Atualizado em 20 dez 2016, 18h26 - Publicado em 16 abr 2014, 17h13
abre-como-cuidar-de-flores-perfumadas

Local

A lavanda prefere os lugares ensolarados, com luz direta de três a quatro horas. Mas também se adaptados espaços com meia-sombra. “O único cuidado que se deve ter é fazer com que ela fique protegida do frio intenso. Assim, florescerá o ano todo”, avisa Ana Paula.

Rega

Nos períodos mais quentes, águe todos os dias e, nos mais amenos, intercale a rega dia sim e outro não. “Mas nunca encharque o solo, pois isso poderá enfraquecê-la”, diz a paisagista. Essa planta se desenvolve melhor em terra aerada. “Pegue uma peneira e passe a terra por ela. Assim, ela fca fninha e sem impurezas.”

Continua após a publicidade

Plantio

Onde você quiser e tiver espaço ou no solo ou no vaso. “Se optar pelo último, aconselho que prefra recipientes de barro ou cimento. A alfazema se acomoda melhor nesses materiais”, diz Ana Paula. “E os vasos devem ter furos para drenar a água.” No solo, atente-se para mantê-lo calcário, arenoso e seco.

Poda

As hastes chegam a 45 cm de altura, mas é bom podá-las para fcarem mais fortes. Se o talhe for feito no outono, ela irá rebrotar com força total na primavera. “Faça o corte a partir de três dedos acima da bifurcação do talo”, ensina a paisagista. Depois, adicione um substrato.

Pragas e doenças

Em geral, não exigem atenção, pois normalmente a lavanda não é atacada por pragas ou doenças. “Só fque atenta para retirar diariamente os galhos secos que sobram no vaso ou no solo”, diz Ana Paula. No mais, tome cuidado com a quantidade de água e com a poda.

Continua após a publicidade

Publicidade