Bolas de luz na paisagem, em fotos de Denis Smith

Como as bolas de luz em noites de lua cheia transformaram a vida do fotógrafo Denis Smith

Por Texto Luisa Cella | Design Roberta Jordá | Fotos Denis Smith Atualizado em 14 dez 2016, 11h19 - Publicado em 22 out 2012, 16h58
bolas-de-luz-denis-smith

COPYRIGHT © Image by Denis Smith Photography

Para reencontrar o valor da vida, o fotógrafo Denis Smith se conectou com a natureza e passou a criar pinturas com luz. Ele só precisa de câmera, lua cheia, lâmpada de led e criatividade inseridas na paisagem digitalmente, as bolas de luz são criadas pelas próprias mãos do fotógrafo Denis Smith, por meio da técnica conhecida como light painting. Ele escolhe o local, espera o melhor horário – sempre em noites de lua cheia –, apoia a câmera no tripé e programa a velocidade de exposição por tempo o suficiente para que possa se posicionar no lugar e girar o fio que carrega a lâmpada de led em sua ponta, traçando pouco a pouco uma esfera perfeita. Com movimentos ensaiados, balança o led ao mesmo tempo em que movimenta o corpo, garantindo assim que sua silhueta não apareça dentro da circunferência.

“Eu não sei exatamente o significado das imagens, mas sei que salvaram a minha vida”, revela Denis, que comprou a sua primeira câmera em 2009, quando teve tempo para se dedicar ao hobby. Nos sete anos que precederam esse momento, ele se afundara em uma rotina que atropelava as necessidades do corpo e do espírito, ocupando-se apenas de conseguir mais dinheiro para manter o alto padrão de vida de que acreditava precisar. Deprimido, endividado e apoiado no álcool, buscou coragem para virar o jogo. Deixou o emprego de vendedor, vendeu o que tinha e mudou-se com a esposa para o sul da Austrália, onde se conectou com a natureza repleta de paisagens inspiradoras para as fotografias. Denis, que antes dividia seu tempo entre trabalho e mesa de bar, passou a contemplar as mudanças das estações e vive hoje, literalmente, cercado de luz.

Continua após a publicidade

Publicidade