Casa Created with Sketch.

Arquitetura dos prédios de SP é tema de livros e projetos fotográficos

O projeto "Prédios de São Paulo” e o livro “O Guia Fantástico de São Paulo” trazem de forma artística um pouco da arquitetura da grande metrópole

A cidade de São Paulo é palco para muitas formas artísticas e serve também de inspiração com sua mistura de culturas. Outro aspecto da metrópole, que por vezes é ignorado ou criticado, é sua arquitetura. Os prédios de São Paulo, suas grandes instalações e monumentos, tão característicos, foram abordados por dois livros de formas bem diferentes.

Em Prédios de São Paulo, um projeto de fotografia documental virtual iniciado em 2014 pelo entusiasta Matteo Gavazzi e pela fotógrafa Milena Leonel, há imagens de edifícios históricos de São Paulo acompanhadas de curiosas histórias. O projeto registrou mais de cem prédios e conta com um acervo de mais de mil fotografias. Hoje, ele se encontra em uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) pelo Startando para se tornar também um livro impresso. A meta inicial é a impressão de 500 unidades. A obra terá o formato de 23 x 22 cm, capa dura e 200 páginas repletas de curiosidades sobre a execução do projeto, além de fatos históricos e fotografias. A campanha acaba no dia 28 de maio.

1-LIVRO-PREDIOS

 (/)

Já o Guia Fantástico de São Paulo é um livro em forma de guia turístico ilustrado que mescla realidade e ficção, passado e presente. A ideia é refletir sobre a cidade, apresentar alternativas positivas à realidade e brincar com as expectativas das pessoas através do formato de guia. A obra foi idealizada e ilustrada pela designer e ilustradora espanhola Ángela León que, quando chegou ao Brasil, percebeu que poderíamos imaginar uma metrópole melhor ao invés de ficarmos reclamando do trânsito e de todo caos existente. O processo gráfico do livro foi feito pela Miolo Produção Gráfica, que levou a concepção plástica do projeto para o papel.

2-guia-predios

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s