Casa Created with Sketch.

Arquibancada para campinho de várzea

O projeto de Marcelo Barbosa e Jupira Corbucci mostra que espaço de diversão de regiões periféricas pode ser beneficiado com poucos recursos

O paulistano que se abriga sob uma das plataformas vermelhas da SPTrans, a espera do ônibus que o levará de volta à casa – geralmente muito longe de seu trabalho – não imagina que os criadores daquela estrutura metálica presente em seu dia-a-dia também pensaram em uma outra estrutura que poderia iluminar os seus dias de lazer. Arquibancadas bonitas, marcantes e de baixo custo para os campos de várzea de São Paulo – com esse projeto, os arquitetos Marcelo Barbosa e Jupira Corbucci chamam atenção na 8ª Bienal Internacional de São Paulo. A dupla mapeou os campos de várzea de São Paulo e fez a proposta Copa do Mundo: o Lado B. A paixão por futebol norteou seus passos. Como os profissionais justificam no trabalho exposto: “Paixão de um público que não terá acesso ao evento milionário da Copa. Paixão claramente desenhada na vista aérea da metrópole. A favela, como território urbano desordenado, ocupa córregos, ruas ou topografias impossíveis, mas contorna o espaço sagrado do campo de futebol”.

As arquibancadas seriam feitas em módulos, com nervura metálica tramada e chapas pintadas e emborradas. O custo de uma peça de 48 m seria inferior a R$ 220 mil, segundo a proposta – muitíssimo menos do que será investido em um único estádio na Copa 2014.

No projeto Copa do Mundo: o Lado B, apresentado por Marcelo Barbosa e Jupira ...

 (/)

Incrementar o lazer em regiões menos favorecidas de São Paulo é uma das ne...

 (/)

A maquete apresentada por Marcelo Barbosa e Jupira Corbucci, no projeto Copa ...

 (/)

A ilustração mostra como podem ser montados os módulos, da proposta de Mar...

 (/)

O desenho mostra como seria a estrutura da arquibancada para campos de várze...

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s