Casa Created with Sketch.

9 dicas para uma quarentena sustentável

Confira 9 medidas que podem deixar sua quarentena (e pós-quarentena) mais ecológica!

 (Reprodução/Casa.com.br)

A quarentena não é exatamente um período agradável – muito menos férias. Mas, esse também pode ser o momento de rever seus hábitos e incorporar novas atividades. Veja algumas dicas para viver uma rotina mais sustentável, mesmo de casa!

1. Feche a torneira enquanto lava as mãos. Sim, você deve lavar as mãos com frequência, mas não custa nada tentar economizar um pouco de água. É possível higienizar as mãos de forma adequada sem que a torneira fique aberta o tempo todo; veja no vídeo acima.

 (Reprodução/Casa.com.br)

2. Aproveite para testar receitas em casa. Por mais prático que seja pedir delivery todos os dias, as entregas acabam gerando bastante resíduo desnecessário. É só ver a quantidades de embalagens que vêm junto com os pedidos. Cozinhar pode ser muito divertido, então aproveite esse tempo extra para despertar o masterchef em você!

 (Reprodução/Casa.com.br)

3. Faça um horta. Os supermercados nesta época de quarentena acabam ficando cheios e desabastecidos. Então o que você puder cultivar é de grande ajuda. Temperos são a melhor escolha para iniciantes da jardinagem. Eles crescem rápido e têm cuidados simples. Recomendamos alecrim, hortelã e manjericão.

 (Reprodução/Casa.com.br)

4. Faça uma composteira. Essa é uma forma muito boa de usar todos os resíduos orgânicos que você vai produzir cozinhando. A composteira transforma esse material em adubo, que pode ser usado na hortinha. Está vendo, tudo se conecta!

 (Reprodução/Casa.com.br)

5. Aproveite a luz natural! Abra bem as janelas e deixe o Sol entrar. Isso vai manter os ambientes mais limpos e ventilados, livres de mofo e bactérias, além de economizar energia elétrica.

close up of a Recycling plastic

close up of a Recycling plastic (Reprodução/Casa.com.br)

6. Esse é o momento de se livrar dos descartáveis. Chega de copos de plástico de bebedouro ou talheres de marmita. E, incorporar tal hábito depois da quarentena, pode gerar um grande impacto positivo no meio ambiente. (OBS: a dica não se aplica a luvas, ou máscaras ou outros itens médicos que devem ser usados de acordo com a recomendação dos profissionais).

 (Reprodução/Casa.com.br)

7. Tire os aparelhos da tomada. Quando você não estiver vendo televisão ou usando o computador, tire esses equipamentos da tomada. A energia que eles consomem em stand-by podem representar até 12% do total da conta de energia da casa.

 (Reprodução/Casa.com.br)

8. Separe o lixo. Agora quem está em casa tem tempinho extra para poder separar adequadamente o lixo (e leve esse hábito para além da quarentena). Faça três categorias de resíduos: orgânicos, recicláveis e lixo comum. E não se esqueça de limpar os itens recicláveis, para a segurança sanitária dos trabalhadores que os recolhem.

 (Reprodução/Casa.com.br)

9. Use o app Cataki! Esse aplicativo é um serviço que conecta catadores de material reciclado com pessoas que precisam de alguém para recolhê-lo. É legal apoiar os trabalhadores e cooperativas nesse momento de crise, já que muitos estabelecimentos vão deixar de produzir tanto material reciclado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s