Casa Created with Sketch.

9 curiosidades sobre a Basílica da Natividade, em Belém

No tempo do Advento, selecionamos algumas curiosidades sobre a Basílica da Natividade, em Belém, construída no local em que Jesus teria nascido

01-800px-Church_of_the_Nativity_(Bethlehem)

 (/)

A Basílica da Natividade fica em Belém, na Cisjordânia, hoje faz parte do território Palestino e está sob domínio muçulmano.

Antes da construção da Basílica da Natividade, o espaço que seria o local onde Jesus nasceu foi transformado por Adriano, imperador romano em 135 d.C., em templo de Adonis – o deus da beleza e do desejo.

A Basílica da Natividade teria sido construída por um pedido de Santa Helena, a mãe do imperador Constantino que oficializou o cristianismo como a religião do Império Romano. A data de início da construção seria 339 d. C. A igreja teria sido finalizada em 565 d. C.

02-450px-Church_of_the_Nativity_in_Bethlehem

 (/)

A igreja foi construída nos arredores de Belém, no lugar em que acredita-se que Jesus Cristo tenha nascido. A cidade de Belém fica a cerca de dez quilômetros de Jerusalém.

Em 556 d.C., a Basílica da Natividade foi incendiada durante a revolta samaritana em que muitos cristãos acabaram morrendo. Este foi o primeiro ataque a igreja.

Quando os persas invadiram Belém em 614 d. C., a lenda diz que eles pouparam a Basílica da Natividade porque reconheceram vestimentas persas no mosaico que representava os Três Reis Magos.

03-450px-Church_of_the_Nativity_(Bethlehem)16

 (/)

A porta de entrada da Basílica da Natividade tem apenas 1.25 m e é chamada de porta da humildade porque o peregrino precisa se abaixar para entrar. Só entra um de cada vez na igreja. A porta original foi alterada pelos franciscanos no século XVI para impedir a entrada da cavalaria turca, que ameaçava invadir a região.

A Basílica da Natividade, por sua vez, é dividida por três comunidades cristã: católicos romanos, gregos ortodoxos e apostólicos armênios. Por conta das constantes brigas entre católicos, gregos ortodoxos e armênios, a polícia palestina costuma ser acionada.

Em 2002, Israel invadiu Belém (que fica em território palestino) em busca de militantes muçulmanos. Um grupo deles se refugiou dentro da basílica da Natividade e acabou ficando por lá com um alguns civis por 39 dias – enquanto os israelenses fizeram um cerco à igreja exigindo a rendição dos militantes muçulmanos – que acabaram sendo exilados na Europa e na faixa de Gaza.

04-399px-Church_of_the_Nativity,_Bethlehem,_Palestine

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s