Casa Created with Sketch.

9 cuidados que você tem que tomar em casa para evitar o Aedes aegypti

A bióloga Katia Curado Nolasco esclarece dúvidas sobre como prevenir a aparição de focos do mosquito em casa

Mesmo com tantas orientações sobre a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, sempre temos algumas dúvidas. Vasos com água e bromélias podem se tornar criadouros? Preciso cobrir a piscina? O que devemos fazer com o reservatório de água do ar-condicionado?

A Chefe do Núcleo de Prevenção e Combate à Dengue de Rio Claro (SP), Katia Curado Nolasco, esclarece essas dúvidas e indica que medidas devemos tomar para evitar focos do mosquito em casa.

01-cuidados-que-voce-tem-que-tomar-em-casa-para-evitar-o-aedes-aegypti

 (/)

Vasos somente com água e flores ou plantas aquáticas podem se tornar criadouros? Há alguma maneira de evitar que isso aconteça?

O ideal é que se plante mudas em vasos com terra. As flores que são ornamentais e usualmente são colocadas em água devem ter seu conteúdo trocado todos os dias e o recipiente lavado com esponja.

É verdade que plantas como bromélias podem se tornar criadouros?

Bromélias podem juntar água em sua parte central, nas folhas e flores do tipo imbricadas. Mas se houver a remoção diária da água, não se tornarão criadouros do mosquito.

Há algum tipo de árvore ou planta que afaste o mosquito?

Há plantas que podem colaborar para afastar mosquitos, como citronela e eucalipto, mas não impedem o mosquito de chegar até as pessoas. Então outras medidas precisam ser adotadas conjuntamente, como usar repelentes, telas e eliminar todo e qualquer tipo de criadouro.

02-cuidados-que-voce-tem-que-tomar-em-casa-para-evitar-o-aedes-aegypti

 (/)

É necessário cobrir piscinas e espelhos d’água?

Sim. É necessário tratar piscinas com cloro na medida certa para seu volume de água. Cobrir somente se tiver certeza de que a lona ficará muito bem esticada, para não formar pequenas “piscinas de água” ao longo de sua extensão.

O que devemos fazer em relação a eletrodomésticos que acumulam água, como ar-condicionado, climatizador e geladeira? Há algum outro a que devemos ficar atentos?

No caso dos eletrodomésticos, bandejas e pratos devem ser removidos semanalmente e lavados com esponja antes de recolocá-los. Outro eletrodoméstico importante é o bebedouro elétrico, que pode conter água parada em sua bandeja de escoamento para o excedente de líquido que cai do copo. Também deve ser removida e lavada com esponja diariamente, para não permitir a proliferação do vetor da dengue.

Que cuidados devemos ter com os ralos dentro de casa? E os de áreas externas?

Ralos devem receber aplicação de água sanitária regularmente. Ralos internos podem ser tampados com borrachas de tamanho apropriado, enquanto não estão sendo utilizados. Devem permitir o fluxo de água quando estiverem em uso para evitar acúmulo de água em banheiros e outros ambientes.

Que tipo de coisas que temos em casa que podem acumular água da chuva?

Bacias, brinquedos, baldes, pneus, caixas d’água não ligadas à rede ou ligadas, latas, tambores de construção, barcos, piscinas, garrafas e outros recipientes.

03-cuidados-que-voce-tem-que-tomar-em-casa-para-evitar-o-aedes-aegypti

 (/)

A quais outros lugares da casa devemos ficar atentos?

Locais escuros com recipientes, onde a fêmea do mosquito possa se esconder e achar pequenos pontos com o mínimo de água para colocar seus ovos.

Alguns textos na internet estão dizendo que devemos manter água parada em casa, de maneira controlada, para eliminar os focos do mosquito que surgirem. Dessa forma, segundo eles, se evitaria que ele procurasse lugares a que não temos acesso para se reproduzir. Podemos confiar nesse argumento?

Devemos eliminar todo e qualquer tipo de criadouro a todo o momento. Não podemos deixar que o mosquito nos controle, escolhendo os criadouros preferidos. Temos que ficar em “sentinela” e eliminar todas as formas de acesso para o mosquito se reproduzir.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s