Casa Created with Sketch.

8 propostas para sonhar com uma São Paulo melhor

Para resolver os problemas da cidade, arquitetos já projetaram metrôs sobre arranha-céus, hidrovias ao redor da cidade e até um parque de 18 km às margens do Tietê

Enchentes, ruas apertadas demais para circular, falta de parques e moradias para todos… São Paulo convive com esses problemas há mais de um século. Tão velha quanto as necessidades é o desejo de resolvê-las. Desde o início do século, profissionais de planejamento arquitetam um sem- número de projetos, utopias ou simplesmente provocações com o objetivo de organizar o desvairio paulistano. As soluções passeiam entre o plausível – por exemplo, a criação de novas habitações no centro – e o onírico – o exuberante metrô a 300 m do chão proposto por Roberto Loeb – que nunca será construído. Não faz mal. “Quem projeta uma utopia é o primeiro a saber que ela não será realizada”, diz a arquiteta Denise Falcão, que estudou o tema em seu doutorado na USP. “Utopias mostram a indignação com o presente”. Na galeria abaixo, trazemos oito projetos que mudariam a cara de São Paulo. Utopias, ideias com os pés fincados no chão ou propostas que, se realizadas, seriam distopias. Eles vêm misturados: todos são igualmente eficazes em alimentar o sonho paulistano de uma cidade melhor.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s