8 maneiras de melhorar a qualidade do ar dentro de casa

Estas dicas vão te ajudar a respirar melhor e cuidar da sua saúde sem precisar de muito esforço

Por Ana Beatriz Bartolo 9 Maio 2017, 15h08
purificador de ar
Reprodução/amazon/Apartment Therapy

A qualidade do ar é uma coisa que precisa ser levada em conta para ter boas condições de vida. Quando a poluição é muito forte, os olhos ficam secos e coçando, a cabeça começa a doer e a sensação de cansaço é inevitável.  

Mas é importante dizer que a não é apenas na rua que devemos nos preocupar com a respiração. Também é preciso olhar para dentro de casa, já que é onde melhor se pode cuidar do ambiente. O Apartment Therapy listou 8 dicas para manter a qualidade do ar bom o bastante para a saúde dentro de casa. Confira!

1. Limpar a ventilação

Este é o primeiro passo para manter o ar saudável dentro de casa. Além de ajudar na manutenção dos dutos de ar, com a limpeza do sistema de ventilação, você evita que poeira fique circulando pelos cômodos.

2. Troque os filtros de ar

Os profissionais recomendam que você troque os filtros do ar condicionado no começo de cada estação. Mas se você tem pets ou alergias muito fortes, então seria melhor trocar a cada dois meses. Vale destacar também que com os filtros limpos, o aparelho consome menos energia.

velas
Reprodução/Pinterest

3. Evite produtos perfumados

Velas, aromatizantes e incensos são ótimos para tornar a casa mais aconchegante, mas eles também estão cheios de produtos químicos que, quando queimados ou espirrados, poluem o ar da casa. O melhor seria usar aromatizantes naturais ao invés dos industrializados. 

4. Troque e limpe as roupas de cama com frequência

De todos os cômodos da casa, o quarto é onde mais se passa tempo. Então é importante manter o ambiente o mais limpo possível para evitar ácaros e poeiras. O recomendável é lavar os lençóis e capas pelo menos uma vez por semana.

Continua após a publicidade

5. Troque amaciantes e sabões em pó

Assim como os aromatizantes, os amaciantes e sabões em pó são feitos basicamente de produtos químicos que são tóxicos aos pulmões. Porém, aqui há o agravante de que até a sua roupa ficará com esses produtos, o que também pode dar alergia na pele, então vale a pena procurar por alternativas mais naturais em nome da saúde.

DIY: como fazer uma estante suspensa para sua casa!
Reprodução/Place of my taste

6. Compre plantas

As plantas são purificadores de ar naturais, graças à capacidade de transformar gás carbônico em oxigênio e de eliminar substâncias tóxicas do ar. Além disso, elas são ótimas aliadas na decoração e é super simples manter pelo menos um vasinho em casa.

7. Invista em purificadores de ar

Estes aparelhos ajudam na circulação ar e também filtram ácaros, pelos e algumas bactérias, então eles tornam os ambientes mais saudáveis e melhoram a qualidade do ar. Uma vantagem é que há vários tipos de purificadores com diferentes tamanho disponíveis no mercado para atender às suas necessidades. 

8. Carvão

O carvão é ótimo para absorver umidade e também é conhecido por suas propriedades purificadoras, tanto que algumas culturas o usam para filtrar a água. Assim, ele pode ser uma grande ajuda na hora de combater a poluição de forma natural.

Continua após a publicidade

Publicidade