6 dicas para decorar a mesa que fazem toda a diferença

O chef Aléssio Battillani, de São Paulo, dá dicas importantes para preparar um almoço ou jantar

Por Patrícia Bernal Atualizado em 15 dez 2016, 12h54 - Publicado em 25 Maio 2012, 16h18
arrumar-mesa

1. Procure usar pratos brancos, pois realçam as cores dos alimentos; e de tamanho grande, para que a peça comporte, além da iguaria, itens decorativos, sempre usados com parcimônia.

2. Minilegumes, flores comestíveis como amor-perfeito ou brotos de beterraba e cenoura são ideais para dar um charme à refeição. Ervas como alecrim, manjericão, tomilho e hortelã também são bem-vindas.

3. Quando arrumar os ingredientes no prato, procure não misturá-los. O certo é colocá-los um ao lado do outro. Ou então servir acompanhamentos em um potinho junto ao prato principal. A ideia é exibir os alimentos e dar opção ao convidado para escolher o que vai comer.

4. Use toalhas e guardanapos que deixem a ocasião mais convidativa. No almoço, o chef sugere estampas coloridas; no jantar, lisas. Se quiser um visual clássico, a toalha de linho é a mais indicada, bem como o guardanapo de tecido.

5. Prefira copos com pé e, de preferência, mais altos.

6. Para embelezar o cenário, coloque no centro da mesa um cachepô ou vaso com ervas e pimentas frescas ou até mesmo flores comestíveis.

Continua após a publicidade

Publicidade