5 cidades do Brasil que parecem a Europa

O site EXAME.com publicou uma pequena lista de cidades nacionais que pegaram emprestado elementos da arquitetura europeia

Por Daniela Barbosa, de EXAME.com Atualizado em 15 dez 2016, 12h42 - Publicado em 19 nov 2015, 19h12
exame-title 01-cidades-brasileiras-que-sao-como-a-europa

São Paulo – Com a desvalorização do real frente ao dólar e com a crise econômica que aterroriza o país, planejar uma viagem para o exterior requer cautela. Mas para quem não abre mão de viajar mesmo em tempos de austeridade, o Brasil é rico de destinos para todos os gostos. Se você desejava, por exemplo, fazer uma viagem para a Europa, mas acha que não é o momento, algumas cidades por aqui lembram muito as cidades do velho mundo e podem ser uma opção mais viável. O site AlugueTemporada fez uma seleção de 5 cidades incríveis que vão fazer você se sentir na Europa sem precisar cruzar o oceano, veja nas imagens quais são elas.

Pomerode, em Santa Catarina

02-cidades-brasileiras-que-sao-como-a-europa

No estado de Santa Catarina, Pomerode recebe o título de cidade mais alemã do Brasil. A região, colonizada por alemães, preserva até hoje o estilo germânico de ser, com casa, ateliês e confeitarias que lembram muito a cidade europeia. 

 

Continua após a publicidade

Holambra, em São Paulo

03-cidades-brasileiras-que-sao-como-a-europa

O nome já diz tudo. Isso mesmo Holambra é uma cidade que pode fazer você se sentir na Holanda. Por lá, tudo lembra o país europeu, as flores, os moinhos, as casas e até as comidas. A cidade é conhecida como a capital nacional das flores e promove todos os anos a Expoflora – maior exposição de flores da América Latina. 

 

Continua após a publicidade

Bento Gonçalves e Gramado, no Rio Grande do Sul

04-cidades-brasileiras-que-sao-como-a-europa

Para quem gosta de um bom vinho e de boa gastronomia, as cidades gaúchas de Bento Gonçalves e Gramado são uma boa pedida. Os vinhedos de Bento Gonçalves, por exemplo, lembram muito Toscana, na Itália.  Já Gramado, por sua vez, também tem influência italiana e possui um dos principais roteiros gastronômicos e culturais da região.

 

Continua após a publicidade

Campos do Jordão, em São Paulo

05-cidades-brasileiras-que-sao-como-a-europa

No interior de São Paulo, Campos do Jordão é a nossa “Suíça Brasileira”. A arquitetura da cidade, o clima mais ameno, e o verde das montanhas fazem lembrar o país europeu. O destino é muito procurado pelos turistas no inverno, mas em dezembro, por exemplo,  a cidade recebe a Exposição de Natal, que vale a pena conhecer. 

 

Continua após a publicidade

Penedo, no Rio de Janeiro

06-cidades-brasileiras-que-sao-como-a-europa

Penedo, no Rio de Janeiro, é também conhecida como a “Finlândia Brasileira” e essa fama não é à toa. A região é a principal colônia finlandesa do Brasil fora do sul do país e isso reflete na arquitetura da cidade, marcada por casinhas coloridas e muitas flores. A cidade abriga a Casa do Papai Noel, muitas fábricas de chocolates e tem a vegetação predominada por araucárias. 

Continua após a publicidade

Publicidade