Casa Created with Sketch.

11 dicas para economizar água

Mudar alguns hábitos diários pode ajudar a reduzir o desperdício de água e diminuir o valor da conta no final do mês

Pia branca em uma bancada de madeira e utensílios pendurados

 (Ben Bryant / ThinkStock/Getty Images)

Pequenas mudanças fazem grande diferença! Siga as dicas abaixo para reduzir o desperdício de água e ajudar o meio ambiente. Além disso, a economia fará com que a conta de água do mês tenha valores mais baixos.

1. Reduza o tempo com torneiras abertas

Banheiro

Ao escovar os dentes, mantenha a torneira fechada, assim como ao lavar o rosto e as mãos. Já no caso do banho, ao esperar a água esquentar, coloque um balde embaixo do chuveiro para armazenar a água, que pode ser utilizada para limpar calçadas, regar as plantas e até lavar o carro.

Cozinha

Antes de lavar a louça, retire os restos de comida, para depois ensaboar com a torneira fechada e, então, enxaguar. Lave os itens menos engordurados primeiro para que a gordura não se espalhe para os outros utensílios.

2. Evite banhos muito longos

Ao tomar banho, evite ficar por muito tempo, opte por banhos mais curtos, suficientes para fazer a higienização correta. Além disso, feche o chuveiro ao se ensaboar e ao lavar o cabelo.

3. Utilize seus eletrodomésticos com consciência

Caso tenha máquina de lavar louça e roupa, utilize apenas quando estiver com a capacidade máxima para não gastar uma grande quantidade de água para lavar pouca coisa.

4. Mude os hábitos ao cuidar das plantas

O melhor período para regar as plantinhas é no começo da manhã e no final da tarde. Os horários mais quentes não são recomendados, já que parte da água evapora com o calor e não há tempo para que a planta absorva.

Reutilize a água da chuva para regar as plantas. Além disso, opte por um regador em vez de utilizar a mangueira, pois o consumo de água será menor.  

5. Verifique as instalações hidráulicas

Observe o registro de água, assim como a quantidade de água gasta por mês. Chame um técnico para analisar se há vazamentos, já que eles podem ser responsáveis por grande desperdício. Além disso, preste atenção ao fechar a torneira ou chuveiro, pois eles podem ficar parcialmente abertos, gastando água.

6. Invista em um redutor de vazão

Ao adicionar um redutor de vazão nos chuveiros e torneiras e escolher a vazão adequada, você estará economizando água e, consequentemente, gastará menos no final do mês.

7. Válvula de descarga com duplo acionamento

A válvula de acionamento duplo é uma opção ótima para reduzir o desperdício. Com dois botões, sendo um para líquidos e outro para sólidos, ela libera 3 e 6 litros de água respectivamente. Além disso, pode proporcionar uma economia de aproximadamente 60% em relação à tradicional, segundo Fernanda Prado, da Docol. 

8. Cubra a piscina com capa

Quando não estiver utilizando a piscina, principalmente em dias quentes, cubra-a com uma capa para que sua água. Assim, não será preciso gastar mais água para enchê-la novamente.

9. Não lave a calçada com mangueira

Evite lavar a calçada com mangueira, procure varrer com a vassoura e, caso precise lavar, reutilize a água da lavagem das roupas na máquina de lavar ou a que armazenou do chuveiro.

10.  Melhor opção para lavar o carro

Não use a mangueira para lavar o carro, pois o desperdício pode ser muito grande. Utilize um balde.

11. Seja consciente ao cozinhar

Não use água corrente para descongelar alimentos, opte por colocar na geladeira na noite anterior. Lembre-se de não jogar óleo de cozinha usado na pia. Além de prejudicar o meio ambiente, isso pode causar entupimentos dos canos de esgoto. Escolha panelas com o tamanho adequado para cozinhar alimentos. Quando são maiores do que o necessário, precisam de mais água. 

Siga Casa.com.br no Instagram

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s