Visite a Casa-Museu Ema Klabin sem quebrar a quarentena
Com ajuda da tecnologia, a instituição preparou novidades na programação para garantir entretenimento e cultura mesmo com o isolamento social
A quarentena está fazendo todo mundo repensar o modo com o qual as coisas funcionam e se readaptar à nova realidade. Pensando nisso a Casa-Museu Ema Klabin criou o #CasaMuseuEmCasa. O projeto é uma série de eventos interativos, rever exposições, aprender mais sobre arte e curtir boa música. E para participar basta acessar as redes sociais do museu (Instagram, Facebook, Twitter e YouTube). A programação está aberta para toda a família e você pode explorar visitando o site.
A série Jardim Imaginário é para os amantes de arte e nela você poderá rever a instalação “Controle Remoto” (foto) que faz uma reflexão sobre o papel exercido pela mídia. A obra instalada em 2016, no Jardim da Fundação Ema Klabin, era composta por 30 casinhas de passarinhos feitas de madeira, formando um conjunto habitacional. Dentro de cada casa, luzes e sons de vários programas de televisão. A obra dos artistas plásticos Gisela Motta e Leandro Lima, teve a curadoria de Gilberto Mariotti.
Já a Backdrop Graffiti é para os que são cativados pelas arte das ruas e foi feito um vídeo de quando a série esteve em exposição na Casa-Museu Ema Klabin. Uma retrospectiva apresenta os primeiros quatro anos da série que pode ser vista na exposição virtual Fragmentos, com curadoria de Renê Foch, disponível no site do museu.
Por meio de uma narrativa, o vídeo permite uma interação entre espectador e os autores. “O Obra em Sua Casa convida o público a conhecer esses trabalhos, refletir, aguçar a percepção visual e descobrir novos significados. A cada semana apresentamos um conjunto de artistas. Cada um deles com sua linguagem, seus traços marcantes, personagens e poéticas”, explica Cristiane Alves, coordenadora do educativo da Casa-Museu Ema Klabin.
O educativo também preparou uma série de vídeos que narram os mitos, contos populares e histórias que se escondem por trás dos detalhes das peças da Coleção Ema Klabin (Mitologias da Coleção). A cada história, pais e filhos são convidados a criar uma ilustração e, se quiserem, marcar com a hashtag #CasaMuseuEmCasa para ser postada nas redes sociais da Casa-Museu Ema Klabin.
A música pode deixar mais leve o período de isolamento social. E quem gosta de boa música, poderá conferir no Canal do YouTube do Museu, todas as terças, às 17 horas, vídeos com músicas inéditas dos espetáculos realizados na Casa-Museu Ema Klabin em 2019, sempre trazendo curiosidades sobre as mesmas. Em julho, serão músicas do show do grupo Mental Abstrato.
E às quintas-feiras, dando continuidade à parceria com o projeto Violão e Ponto, acontecem apresentações inéditas gravadas por violonistas direto de suas residências. Já estão confirmadas as presenças de Flavio Rodrigues, que interpretará a música SP de La Frontera, de sua autoria. Além do músico Thiago Guarnieri, que apresenta Tico-tico no Fubá, de Zequinha de Abreu e Fantasia em Em , de sua autoria.
Além disso, é possível rever espetáculos completos que estão disponíveis no canal do YouTube da Casa-Museu, como: Grupo Octôctô (ritmos populares brasileiros e a música de câmara de concerto), Timbaloca (Banda de salsa que surgiu a partir de um grupo de estudos de Música Afro Latina), grupo Purahéi Trio (reúne canções e músicos da tríplice fronteira entre Paraguai, Argentina e Brasil).
Acesse as redes da Casa-Museu Ema Kablin: Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | Site