Um jantar surrealista com tempero belga por Charles Kaisin

O designer e cenógrafo criou instalação e vai promover jantares super exclusivos para celebrar o seu país natal

Por Vanessa D'Amaro Atualizado em 17 fev 2020, 16h01 - Publicado em 5 jul 2019, 14h57
Charles Kaisin mimetizado em sua própria instalação que celebra a Bélgica Divulgação | Maasmechelen Village/Casa.com.br

Uma das maiores frustrações dos turistas em Bruxelas é com relação a tamanho. O Manneken Pis, a escultura mais visitada da capital belga, tem só 61 centímetros. Não fosse pela horda de smarphones e câmeras clicando aquele pequeno menino, de bronze, fazendo xixi, a chance de alguém passar reto seria bem alta. 

Mas coisa pequena não é com o designer e cenógrafo belga Charles Kaisin. Para abrir a instalação que criou em um centro comercial de Maasmechelen, na região dos Flandres no norte daquele país, ele encomendou uma reprodução da mais famosa escultura belga em seis metros de altura, toda impressa em 3D. Esse é só um aperitivo de toda a celebração que vem pela frente. A começar pela impactante piscina de bolinhas nas cores da bandeira do país. As esferas dão o tom de toda a obra e lembram as formas circulares do Atomium (outro cartão postal de Bruxelas). 

Conhecido por sua extravagância, o designer transformou as suas festas privadas em negócios há alguns anos. Os Surrealist Dinners já fizeram parte de várias ações de marca pelo mundo e é justamente esta experiência que ele agora leva a Maasmechelen. 

Continua após a publicidade

https://www.instagram.com/p/BzfSb2kCKAc/

A proposta da instalação é abrigar jantares especiais em que tudo – absolutamente tudo – seja customizado: dos talheres, copos e guardanapos à decoração de todo o ambiente. “Eu preciso que a narrativa seja perfeita. Eu monto tudo isso com a intenção de maravilhar os convidados. Mas antes do efeito wow, a história que eu estou contando tem que chegar ao coração de quem participa”, explica em entrevista ao jornal italiano Corriere Della Sera.

https://www.instagram.com/p/ByCm28yiFBQ/

A ideia é que estas reuniões sejam mais intimistas, obviamente. Por isso, há um garçom, sempre vestido com trajes surpreendentes, para cada convidado à mesa. Assim, todos são servidos ao mesmo tempo. A comida, proporcionada por chefes estrelados, deve ajudar a estimular os cinco sentidos – um dos pré-requisitos de Kaisin para seus famosos eventos.

https://www.instagram.com/p/BxZ2mgVJG6c/

Até o fim de setembro, há jantares no shopping Maasmechelen Village, que vão explorar a culinária e a cultura belga, a fim de realmente envolver os (sortudos) visitantes em todo a narrativa de orgulho belga. “Eu e meu time trabalhamos neste projeto há nove anos, inspirados por um imaginário criado com literatura, história, música e teatro, sem esquecer da arte dos grande, como Magritte e De Chirico”, explica o conceito dos jantares surrealistas. Quem ficou curioso e quiser espiar os jantares, basta seguir a hashatag #proudtobebelgian no Instagram.

Continua após a publicidade

Publicidade