Semana Criativa de Tiradentes chega à 3º edição e repensa arte e design

Designers renomados e artesãos locais se mobilizam para também fomentar a economia criativa e estimular o empreendedorismo no Brasil

Por Yara Guerra Atualizado em 17 fev 2020, 15h48 - Publicado em 30 set 2019, 16h07
Produto da Semana Criativa de Tiradentes 2019. Divulgação/Casa.com.br

Em sua terceira edição, a Semana Criativa de Tiradentes se consolida como um dos principais festivais de design do país. Nos anos anteriores, a SCT contou, ao todo, com mais de 11 mil pessoas entre designers, arquitetos, artesãos, estudantes, jornalistas e amantes do design, arte e artesanato.

Neste ano, o festival ocorre em 4 dias (17 a 20 de outubro), em que os participantes poderão desfrutar de uma programação repleta de grandes nomes: serão 13 palestras, quatro lançamentos de livros, cinco exposições, oficinas, workshops e talks, além de uma série de eventos paralelos organizados por lojistas e artistas da cidade. 

Aproveitando a arquitetura histórica da cidade, a programação se distribuirá por casarões e espaços localizados no vai-e-vem das vielas charmosas de Tiradentes.

Produtos da Semana Criativa de Tiradentes 2019. Divulgação/Casa.com.br

Festival anual, o evento reúne criativos e trend hunters para repensar o artesanato, o design e o morar brasileiros, além de incentivar o Movimento Maker em um ambiente tão especial quanto a cidade histórica de Tiradentes.

Seu principal objetivo é valorizar os conhecimentos de raiz, dando-lhes frescor e evitando que desapareçam, levando consigo a nossa história. Com o lançamento marcado para a quinta (17), a SCT recebe o musical Mineiramente, apresentado pelo grupo Ponto de Partida.

A grande novidade é que a programação de domingo cresceu e, além do já tradicional Agulhaço (que reúne tricoteiros, crocheteiros e bordadeiros na praça principal da cidade), o último dia do festival ainda vai apresentar duas palestras e um talk.

Produto da Semana Criativa de Tiradentes 2019. Divulgação/Casa.com.br
Continua após a publicidade

“A Semana Criativa de Tiradentes é especial porque reúne conteúdo, profissionais de diferentes estados, relacionamento e ainda valoriza e divulga saberes de tradição, mas com uma linguagem atualizada. Tudo isso em um ambiente especial, uma cidade histórica”, conta Simone Quintas, idealizadora do Festival.

Tiradentes é conhecida pela variedade de artesãos habilidosos que trabalham com diversas técnicas e matérias primas, como madeira, tecido, ferro, vidro, metais, pedras, entre outros. Para este ano, os materiais que serão trabalhados são: o ferro, a madeira e o couro.

Participantes da SCT 2019. Divulgação/Casa.com.br

Nesta terceira edição, os participantes são a artista têxtil Ana Vaz, a arquiteta Bel Lobo, e os designers Marcus Ferreira e Estevão Toledo.

Já os artesãos são Valcir Barbosa e Cristina Barbosa (marcenaria), Vasique Leôncio (couro), Vânia Leôncio (costura), Raimundo Nonato (ferreiro) e Lucas Silva (entalhador). Seus produtos são desenvolvidos ao longo do ano com imersões entre os profissionais, para só então serem expostos no evento.


Semana Criativa de Tiradentes 2019

Quando: de 17 a 20 de outubro de 2019.

Onde: Tiradentes – Minas Gerais.

Mais informações: aqui.

Continua após a publicidade

Publicidade