Casa Created with Sketch.

São Paulo recebe exposição para quem ama a botânica e suas plantas

Com um verdadeiro inventário afetivo, "Botânica" revela os encontros da artista Ju Violeta consigo mesma e promove um contato espiritual com a natureza

Ateliê da artista Ju Violeta.

Ateliê da artista Ju Violeta. (Divulgação/Casa.com.br)

Em sua primeira mostra individual, a artista Ju Violeta leva à A7MA galeria (Vila Madalena) a exposição Botânica. O título não vem à toa: o evento é a consolidação da carreira da artista, com uma coleção cuja temática das plantas é o fio condutor das novas obras de arte.

A curadoria é assinada por Marina Bortoluzzi, pesquisadora, art advisor e co-fundadora do Instagrafite, uma das maiores mídias de arte urbana do mundo e empresa especializada em projetos de arte contemporânea.

“Insecta”.

“Insecta”. (Divulgação/Casa.com.br)

Em Botânica, Ju Violeta resgata sua essência em peças autorais inconfundíveis, sua marca registrada. Após diversas mudanças pessoais em sua vida, ela finalmente se encontra pronta para compilar um retrospecto de sua carreira, em uma exibição que apresenta sua individualidade e peculiaridade como mulher e como artista.

Vegana há 10 anos, e vegetariana há 18, Ju é conectada com a flora e a fauna, universo que retrata desde o começo em suas pinturas. Em casa, vive em meio a plantas, temperos e invenções de objetos garimpados pelas ruas da cidade. Sua história valoriza os aprendizados dos antepassados, as antiguidades e as culturas ancestrais.

“BotÉnica”.

“BotÉnica”. (Divulgação/Casa.com.br)

A artista tem, ainda, a reutilização dos materiais como premissa básica da sua vivência e criação artística. Busca pelo verde, alimentação orgânica, aromaterapia, cosméticos naturais e o processo handmade.

Estudou jardinagem e paisagismo e tem, hoje, sua espiritualidade calcada no xamanismo. Por fim, tem uma rotina consciente, movida pelas causas do meio ambiente e do seu papel como cidadã no mundo.

Ateliê da artista Ju Violeta.

Ateliê da artista Ju Violeta. (Divulgação/Casa.com.br)

É a partir dessa experiência, crescimento e acúmulo positivo ao longo da vida que Ju Violeta traz um verdadeiro inventário botânico afetivo, com obras de diferentes proporções e sentimentos.

Entre elas, uma gaveta tipográfica, peça que abre a exposição, com garimpos naturalistas achados pela artista, entre pinturas e miniesculturas. Seu “laboratório científico” conta ainda com anotações, livros, vidrinhos, espécies de cultivo e obras em relógios, gavetas, chaves, assemblages, terrários e esculturas de bonecas – Poline é a mais famosa delas, sinalizando as raízes das plantas e a ligação que temos com elas.

Ateliê da artista Ju Violeta.

Ateliê da artista Ju Violeta. (Divulgação/Casa.com.br)

As pinturas são um reflexo do momento da artista, que encontrou sua liberdade e a mudança para o novo – daí as personagens em conjunção com borboletas, libélulas e mariposas.

Enquanto a gaveta se abre para uma nova percepção e consciência de si mesma, os álbuns aleatórios de retratos, com flores ou insetos reais, são memórias de vida que se transformam em obras de arte. Este contato espiritual e terapêutico com as plantas remetem à simbiose íntima e real de sentir a dor quando nossas matas e florestas estão ameaçadas.

“Claves Flos”.

“Claves Flos”. (Divulgação/Casa.com.br)

À primeira vista, a exposição pode representar um movimento contemporâneo, que vem sendo traçado nos últimos anos: a paixão declarada pelas plantas nos centros urbanos, pautada pela comunidade dos urban jungle lovers.

É, no entanto, mais profunda que isso. Se constitui como uma exposição que revela a artista no seu mais recente encontro: com si mesma, levando a concluirmos que tudo apresentado é de sua natureza.


Exposição “Botânica”

Artista: Ju Violeta.

Quando: de 17 de outubro de 2019 a 23 de novembro de 2019.

Horário: 18h.

Onde: A7MA – Rua Harmonia, 95B – Vila Madalena.

QuantoVisitação gratuita.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s